RH do SESI nega envio de contracheques a ex-colaboradora - solicitação legal

Resolvido
Anápolis - GO
19/12/2025 às 09:42
ID: 235312141
Sou ex- colaboradora do Sesi Jaiara, e o RH do SESI Goiás está NEGANDO o envio dos contracheques (mensais, férias e 13) referente ao período que trabalhei no Sesi.
É uma OBRIGAÇÃO LEGAL de vocês enviarem os contracheques, mesmo eu não trabalhando mais no SESI. E também é um direito meu de tê-los.
De acordo com a lei, um ex-colaborador tem direito a receber os contracheques (holerites) referentes ao período em que trabalhou, pois a empresa é OBRIGADA por lei (Art. 464 da CLT) a fornecer esse comprovante detalhado de pagamentos e descontos, mesmo após o término do vínculo, sendo um documento fundamental para comprovar renda, acesso a benefícios e até mesmo para processos judiciais, e a falta dele pode gerar multas e danos morais para o empregador.
Portanto, o não envio desse documentos por vocês vai contra a CLT e é um dano moral!
No aguardo do envio de todos os meus contracheques! (2023 a 2025)
Compartilhe
Resposta da empresa
14/01/2026 às 08:33
Resposta a reclamação de protocolo PTRSESI20254460025
Ana, tudo bem?
Agradecemos por entrar em contato com a Ouvidoria do Sistema FIEG.
Conforme contato realizado pela Gerência de Recursos Humanos e Conhecimentos (GERHC), a documentação solicitada foi encaminhada ao seu e-mail em 23/12/2025.
Diante disso, entendemos que a demanda foi atendida e encerrada com sucesso.
Continuamos a disposição.
Por gentileza, compartilhe a sua opinião, respondendo a pesquisa de satisfação abaixo. É rápido!
Atenciosamente,
Ouvidoria
FIEG SESI SENAI IEL
Consideração final do consumidor
15/01/2026 às 11:24
Enviaram os documentos solicitados, mas somente após a reclamação no Reclame Aqui e uma denúncia registrada no Ministério do Trabalho.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0
Consideração final da empresa
16/01/2026 às 09:20
Olá, Ana Paula.
O SESI Goiás agradece pelo seu contato e pela confiança em compartilhar suas percepções conosco.
Receber manifestações como a sua é fundamental para o fortalecimento de nossos padrões de conduta e para melhoria contínua de nossos serviços.
Reiteramos o compromisso da instituição com a ética, o respeito e a integridade, garantindo que toda manifestação recebida é analisada de forma criteriosa e imparcial.
O SESI deseja sucesso em sua jornada.
Atenciosamente,
Ouvidoria do Sistema FIEG