Descaso do SESI na emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP)

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Brasília - DF

24/06/2026 às 11:14

ID: 252229529

Há mais de três meses solicito ao SESI a emissão do Perfil Profissiográfico Previdenciário (PPP) do meu pai, que trabalhou na instituição em Brasília, e até o momento não obtive qualquer solução.

Em abril, a Senhora Lana solicitou diversos documentos, como carteira de trabalho, número do PIS e documentos pessoais. Todos os documentos foram enviados prontamente, porém não houve qualquer retorno ou atualização sobre a situação.

Também tentei resolver a demanda por meio da Ouvidoria, sem sucesso. As ligações não são atendidas e nenhum dos canais disponibilizados apresenta uma solução efetiva. A sensação é de que a solicitação é constantemente repassada de um setor para outro, sem que ninguém assuma a responsabilidade pela emissão do documento.

O PPP é um documento essencial para garantir os direitos previdenciários do meu pai. É difícil compreender por que a própria instituição, que possui acesso aos sistemas e aos registros funcionais de seus ex-empregados, não consegue localizar as informações necessárias.

Registro minha total insatisfação com a demora excessiva, a falta de comunicação e a ineficiência no atendimento prestado pelo SESI e solicito, com urgência, a emissão do PPP e um posicionamento concreto sobre o caso.

Compartilhe

Resposta da empresa

25/06/2026 às 10:39

Olá, Alice!
Agradecemos por compartilhar seu relato.

Conforme você mencionou, tanto no relato registrado quanto nos anexos com os registros de seu contato com a CNI, foi possível compreender que seu pai trabalhou no SESI de Brasília, correto?
Neste canal, conseguimos apoiar somente quanto às informações que são de responsabilidade do SESI MG - Departamento de Minas Gerais. Não temos acesso aos documentos de funcionados do SESI de Brasília, por se tratar de uma outra instituição, que é diferente do SESI Minas. Neste caso, o seu contato deve ser com o SESI de Brasília mesmo.
Para te ajudar nesse contato com o canal correto, localizamos o site do Sistema FIBRA - Federação das Indústrias de Brasília: https://www.sistemafibra.org.br/fibra/. No site, também localizamos telefone de contato do time de atendimento: (61) 4042 6565. Se preferir contato por texto, é possível abrir uma solicitação de atendimento com a Ouvidoria no próprio site: https://ouvidoria.sistemafibra.org.br/.
Esperamos que, entrando em contato com a instituição, você consiga solucionar o que precisa e ficamos à disposição, para apoiar nas dúvidas sobre o SESI em Minas Gerais.

Atenciosamente,
Equipe SESI