Oferta com frete grátis vira cobrança de taxas e recusa de reembolso

Não resolvido
Nova Iguaçu - RJ
09/12/2025 às 10:08
ID: 234149099
No dia 01/12/2025, realizei a compra de duas camisas de time por meio de um site divulgado em uma promoção, no valor de R$ 99,90 cada, com a informação de frete grátis para todo o Brasil. O pagamento foi efetuado via Pix, totalizando R$ 199,80.
No dia 06/12/2025, recebi uma mensagem via WhatsApp, supostamente da transportadora JADLOG, informando que meus produtos haviam sido retidos e tributados, sendo exigido o pagamento de uma taxa alfandegária para liberação da encomenda. Ao tentar contato com o vendedor responsável pela venda, o mesmo deixou de responder.
Posteriormente, outro vendedor informou que, para liberar o pedido, seria necessário o pagamento de uma taxa no valor de R$ 49,90. Questionei a cobrança, pois a promoção anunciava frete grátis, e em nenhum momento fui informado sobre taxas extras ou sobre o envio internacional dos produtos. O primeiro vendedor apenas concluiu a venda, reforçando a informação de frete grátis.
O vendedor alegou que não poderia fazer nada e que eu deveria pagar a taxa caso quisesse receber os produtos. Diante disso, solicitei o reembolso do valor pago, porém o pedido foi negado, sob a justificativa de que os produtos estariam retidos na alfândega.
Por precaução, consultei o site oficial da transportadora JADLOG e, ao informar meu CPF e o código de rastreio, nenhuma encomenda foi localizada. Também entrei em contato por e-mail com a transportadora, que confirmou não existir qualquer envio registrado em meu nome.
O link encaminhado via WhatsApp, que inicialmente indicava retenção da encomenda, parou de funcionar repentinamente, e, após novos questionamentos, o vendedor deixou de responder.
No dia 07/12/2025, um novo vendedor entrou em contato, informando novamente que os produtos estariam retidos e exigindo o pagamento de uma nova taxa no valor de R$ 59,90, diferente do valor informado anteriormente. Questionei a inconsistência dos valores, a queda do site, a inexistência da encomenda no sistema oficial da transportadora e destaquei que a prática configurava propaganda enganosa, ao anunciar frete grátis e não se responsabilizar pela entrega.
O vendedor afirmou que o pagamento deveria ser feito diretamente a eles para liberação dos produtos. Diante das divergências, solicitei novamente o reembolso, informando que não desejava mais as mercadorias. O vendedor então afirmou que a transportadora não era a JADLOG e que não realizaria a devolução do valor pago, alegando que a única opção seria o pagamento da taxa exigida. Em seguida, cessou qualquer contato.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
02/02/2026 às 23:02
[Editado pelo Reclame Aqui], [Editado pelo Reclame Aqui].
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0