Demora e falta de informação no reparo do veículo Arrizo 6 na Shopincar

Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

17/12/2025 às 19:35

ID: 235147323

Venho por meio deste registrar minha reclamação contra a empresa Shopincar, em razão da extrema demora e da falta de informações claras sobre o reparo do meu veículo Arrizo 6.

Meu veículo deu entrada na oficina no dia 13/11/2025 e, até a presente data, 17/12/2025, não recebi qualquer prazo para conclusão ou entrega do serviço. Estou há mais de um mês sem meu carro, o que vem me causando transtornos significativos, inclusive desgaste financeiro e pessoal, já que dependo do veículo para deslocamento ao trabalho e à faculdade.

Para agravar ainda mais a situação, no dia 11/12/2025 fui informado de que, por descuido da empresa (seja ela ou a concessionaria), foi enviado um para-choque incorreto, que não corresponde ao modelo do meu veículo, atrasando ainda mais o reparo. Ressalto que esse erro não foi causado por mim, mas eu, como consumidor, estou arcando integralmente com as consequências.

O que mais causa indignação é a falta de retorno, de posicionamento claro e de um prazo concreto, deixando o consumidor totalmente desamparado e sem respostas. A prestação do serviço tem sido falha, desorganizada e desrespeitosa, contrariando os princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor.

Diante disso, solicito urgentemente um posicionamento formal da empresa, com a definição de um prazo real para conclusão do serviço, bem como providências para minimizar os prejuízos que venho sofrendo devido à demora injustificada.

Aguardo uma solução rápida e efetiva.

Compartilhe

Resposta da empresa

18/12/2025 às 10:08

Prezados Mateus,

Sobre os reparos de seu veículo Arrrizo 6, o mesmo chegou na oficina via reboque em 13/11/2025, sendo que os reparos foram autorizados pela Seguradora em 24/11/2025.
Ficou a cargo da oficina a compra do para choque, o qual foi solicitado junto a Concessionária autorizada de Belo Horizonte em 25/11/2025, onde passamos para identificação do véiculo, junto ao vendedor a placa, chassi, ano e modelo do veículo, e nos foi informado que não possuíam a peça em estoque e que seria feito pedido junto à fábrica, com previsão de 10 a 15 dias para chegada.
Em 10/12/2025 o para choque chegou, mas veio diferente do modelo de seu veículo (erro da concessionária), onde prontamente informamos ao vendedor, que pediu novamente junto à fábrica sem previsão de entrega até o momento.
Em 11/12/2025 te informamos via whatapp sobre o ocorrido e que isso atrasaria todo o processo de reparo, uma vez que sem o para choque, não conseguimos alinhar a frente do veículo.
Possuímos também como pendência de entrega a câmera frontal que será fornecida pela companhia, onde de acordo com consulta junto ao portal, ainda está em cotação, também sem previsão de recebimento e que compromete a montagem final do veículo.
Devido à falta de peças, não conseguimos dar uma previsão para finalização dos reparos, pois sem elas, não podemos sequenciar.
Sobre os retornos solicitados, todos foram prontamente respondidos quando demandados via whatsapp e estamos sempre disponíveis para quaisquer esclarecimentos.

Réplica do consumidor

18/12/2025 às 12:39

Agradeço o retorno, porém ele não soluciona o problema apresentado, tampouco atende aos direitos básicos do consumidor.

É fato incontroverso que meu veículo encontra-se na oficina desde 13/11/2025, estando indisponível para uso há mais de 30 dias, sem que haja qualquer prazo concreto para finalização dos reparos. Ainda que a autorização da seguradora tenha ocorrido em 24/11/2025, o prazo razoável para reparo já foi ultrapassado, especialmente considerando que o atraso decorre de erro da própria [Editado pelo Reclame Aqui] de fornecimento, reconhecido pela empresa, quanto ao envio de para-choque incorreto.

Problemas de logística, erro no fornecimento de peças, ausência de estoque ou falhas da concessionária não podem ser transferidos ao mim (consumidor), nos termos do Código de Defesa do Consumidor, sendo responsabilidade solidária de todos os envolvidos na prestação do serviço.

Ressalto, ainda, que a empresa informa não possuir qualquer previsão tanto para a chegada do para-choque correto quanto da câmera frontal, deixando o consumidor totalmente desamparado e sem perspectiva de solução. A inexistência de prazo caracteriza falha grave na prestação do serviço, agravada pelo fato de que a oficina entrará em recesso, o que prolongará ainda mais a privação do uso do veículo.

Quanto à câmera frontal, destaco que a peça original até então encontra-se íntegra alocada no para-choques, não havendo, até o momento, qualquer apresentação de laudo técnico ou justificativa formal que comprove a necessidade de substituição, o que reforça a impressão de atraso desnecessário no reparo.

Reitero que o problema não é a ausência de respostas via WhatsApp, mas sim a ausência de solução efetiva, de prazo definido e de medidas para mitigar os prejuízos suportados a mim (consumidor), que depende do veículo para deslocamento ao trabalho e momentos de lazer como compras e festividades no final de ano.

Diante disso, reitero a solicitação de um posicionamento formal e objetivo, com:

Definição de prazo real e final para conclusão e entrega do veículo;

Providências concretas para minimizar os prejuízos decorrentes da demora injustificada, como disponibilização de carro reserva ou outra compensação equivalente;

Esclarecimento técnico formal quanto à real necessidade de substituição da câmera frontal.

Aguardo solução rápida e efetiva, sob pena de adoção das medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e ao Judiciário.

Réplica da empresa

18/12/2025 às 17:43

Prezados Matheus, conforme tratativa realizada via whats, as evidências dos danos na câmera frontal foram apresentadas a você através de fotos. Sobre o prazo para conclusão dos resparos será de 10 dias úteis após o recebimento das peças faltantes: para choque e câmera frontal.
O prazo previsto segundo a concessionária para entrega do parachoque será no dia 23/12/25 e do fornecimento da câmera tem previsão para chegada em 26/12/25 as quais são objeto de troca do referido sinistro ocorrido em seu veículo.
Reitero que a oficina o manteve a par de todas as etapas do processo, sempre de maneira clara, obejtiva, sincera e ética.
Informamos que nossa oficina entrará em férias coletivas no período de 20/12 a 04/01, acordadas desde o início do ano.
Esperamos terminar os reparos o mais breve possível diante dos fatos apresentados.

Consideração final do consumidor

20/01/2026 às 11:38

Após as tratativas finais, esclarecimentos prestados e apresentação das informações e evidências, informo que a demanda foi devidamente sanada.

Durante o andamento do processo, a empresa prestou suporte adequado, mantendo contato frequente via WhatsApp, com envio de fotos, orçamentos, prazos das distribuidoras e explicações técnicas sobre as peças envolvidas, além de atendimento presencial no momento da retirada do veículo.

Ficou devidamente compreendido que a maior parte da demora no reparo ocorreu em razão da indisponibilidade e atraso no fornecimento das peças pelas próprias distribuidoras e concessionária, situação que acabou impactando o cronograma inicial do serviço.

Ressalto que, ao final, houve esclarecimento dos fatos, definição de prazos e acompanhamento do processo, razão pela qual considero o atendimento concluído e a reclamação resolvida.

Por parte da Shopincar, o atendimento foi bom e, diante da postura adotada e do suporte prestado, voltaria a realizar atendimentos e serviços com a empresa.

Dou a demanda como encerrada.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Sim

Nota do atendimento

10