Política Abusiva de Estacionamento no Shopping Curitiba

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Curitiba - PR

15/06/2025 às 16:27

ID: 219713101

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Reclamação Formal Política Abusiva de Estacionamento no Shopping Curitiba

Prezados(as) Responsáveis pelo Shopping Curitiba,

Venho por meio desta manifestar minha profunda insatisfação com a política de estacionamento do Shopping Curitiba, especialmente no que diz respeito à tolerância irrisória de apenas 10 minutos para retirada de encomendas ou serviços rápidos. No dia 15/06/2025 dirigi-me até a loja LENS (localizada no shopping) para retirar um óculos que havia encomendado.

Como pessoa de 62 anos, tenho naturalmente um ritmo mais lento ao dirigir e estacionar, algo que deveria ser considerado em políticas que se pretendem razoáveis. O tempo de 10 minutos é insuficiente para qualquer consumidor, visto que:

Leva-se em média 5 minutos para estacionar com segurança (ainda mais em um estacionamento movimentado);

São necessários 2 a 3 minutos para chegar até a loja (dependendo da distância);

A retirada do produto, mesmo que ágil, demanda tempo de atendimento. E, no caso a loja encontrava-se com um único vendedor no momento de minha chegada que atendia dois clientes ao mesmo tempo e eu seria a terceira que ficou aguardando uns 3 minutos até a chegada da outra vendedora.

No meu caso, ultrapassei apenas 3 minutos além da tolerância e, mesmo após contato com o setor responsável, fui obrigado a retornar ao estacionamento para pagar uma quantia absurda por tão pouco tempo. Pior: a vendedora da LENS havia me informado que a tolerância era de 15 minutos (o que já seria o mínimo aceitável), evidenciando falta de alinhamento e transparência do shopping com suas lojas e clientes.

Fundamentação Legal:
Essa prática fere princípios básicos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), especialmente:

Art. 39, IV É vedado ao fornecedor "prevalece-se da fraqueza ou ignorância do consumidor, tendo em vista sua idade, saúde, conhecimento ou condição social";

Art. 6, I Direito à "informação clara e adequada" sobre serviços;

Princípio da Razoabilidade (implícito no CDC e na Constituição Federal), já que 10 minutos são manifestamente insuficientes para cumprir o propósito de retirada rápida.

Além disso, o Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03) prevê que pessoas acima de 60 anos devem ter seus limites físicos e temporais respeitados em relações de consumo (Art. 3, 2).

Conclusão:
O Shopping Curitiba está privilegiando o lucro abusivo em detrimento do respeito ao consumidor, especialmente idosos. Se a intenção é realmente facilitar retiradas rápidas, a tolerância mínima deveria ser de 15 a 20 minutos, como adotado em shoppings sérios.

Como medida reparatória, exijo:

Reembolso do valor cobrado indevidamente;

Revisão imediata da política de tolerância, com ampla divulgação da nova regra;

Capacitação das lojas para informar corretamente os clientes.

Caso não haja retorno satisfatório, comunicarei formalmente ao PROCON/PR e divulgarei o caso em redes sociais e órgãos de defesa do consumidor.

Atenciosamente,
*****

Compartilhe

Resposta da empresa

16/06/2025 às 09:50

Olá, Maria! A sua ******* no site Reclame Aqui já foi direcionada para a área responsável e você receberá o retorno em breve.



Desde já, agradecemos a compreensão.



Atenciosamente,



Central de Atendimento ao Cliente do Shopping Curitiba.

Consideração final do consumidor

16/06/2025 às 10:22

Cumpriram apenas o protocolo de dar uma resposta

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0

Consideração final da empresa

18/06/2025 às 10:26

Olá, Maria Tereza! Agradecemos o seu contato.

Sentimos pela sua má experiência.

Como forma de manter o nosso canal de relacionamento sempre aberto, faremos o reembolso do estacionamento (R$10,00).

Entraremos em contato para solicitação dos dados para transferência do valor.

Sobre a revisão da política, repassaremos a solicitação para a empresa responsável pelo estacionamento.



Continuamos à disposição e mais uma vez obrigada pelo contato.



Atenciosamente,



Central de Atendimento ao Cliente do Shopping Curitiba.