Acessibilidade negada. Desrespeito com a legislação

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Belo Horizonte - MG

17/06/2026 às 18:42

ID: 251685917

Direito desrespeitado

Péssima experiência!

A acessibilidade é um direito fundamental e deve estar presente em todos os espaços que recebem pessoas. No caso dos banheiros, trata-se de uma exigência legal e, sobretudo, de respeito com quem vive com alguma limitação de mobilidade, seja ela permanente ou temporária.

Como a própria definição diz, era para ser acessível, ou seja, proporcionar ao usuário segurança e autonomia de uso, isso porquê a pessoa com deficiência, assim como qualquer outra, deve ter a liberdade de usar o banheiro sem precisar pedir autorização ou ajuda. Condições como incontinência ou uso de bolsas de estomia exigem acesso rápido. Ter que procurar a chave pode causar acidentes e constrangimento. O banheiro acessível é o único adaptado para atender a essas necessidades específicas; trancá-lo equivale a negar o acesso ao serviço.

O local Shopping do Avião é supostamente acessível, "supostamente" pois um estabelecimento em que uma pessoa com limitações se desloca até 2 banheiros em andares distintos e encontra os dois banheiros fechados com a placa orientando o usuário a procurar um funcionário que tenha a chave não pode ser considerado acessível!

Enfim, encontramos dois colaboradores da limpeza pelo local, além de um segurança, nenhum deles sabia da chave do tal banheiro acessível! Muito constrangedor e um grande um desrespeito!

Para os administradores, sugiro se inteirar sobre a ABNT NBR 9050:

"Tranca com abertura externa: A fechadura interna deve permitir que a porta seja destravada pelo lado de fora em situações de emergência (por exemplo, se o usuário passar mal), utilizando uma chave simples, moeda ou ferramenta pontiaguda."

"Deve proporcionar ao usuário segurança e autonomia de uso".

Em tempo, exigir que o usuário procure um funcionário para abrir a porta é considerado uma barreira arquitetônica e atitudinal, invalidando o propósito da acessibilidade.

Compartilhe