Recusa de troca de máquina de cortar cabelo defeituosa e mau atendimento na loja

Respondida
Aparecida de Goiânia - GO
19/07/2026 às 16:33
ID: 254294767
No dia 17/07/2026 (sexta-feira), comprei uma máquina de cortar cabelo GA.MA Italy GM Master na loja [Nome da Loja] do Shopping [Nome do Shopping], aproveitando uma promoção. No entanto, logo no primeiro uso em casa, o produto apresentou vícios graves de funcionamento: o motor começou a esquentar excessivamente, perder força a ponto de dar puxões no cabelo e, por fim, apresentou mau contato crônico, ligando e desligando sozinho até pifar de vez.
Hoje, dia 19/07/2026 (domingo) apenas DOIS DIAS após a compra e, portanto, totalmente dentro do prazo legal e da política de trocas da loja , retornei ao estabelecimento no shopping para solicitar a substituição do produto defeituoso por um idêntico e em perfeito estado, conforme me garante a lei.
Para minha surpresa, o atendimento foi péssimo e abusivo. A gerente de plantão se recusou terminantemente a efetuar a troca sob a alegação absurda de que "o produto já havia sido usado". Ora, trata-se de um vício oculto de fabricação, o qual é impossível de ser detectado sem ligar e testar o aparelho. Além disso, a funcionária sequer se deu ao trabalho de ligar a máquina na tomada para testar o defeito relatado.
Como se não bastasse, a gerência se recusou a reter o produto para assistência ou a me fornecer qualquer protocolo impresso da minha manifestação de defeito, devolvendo-me a máquina quebrada e me mandando ir para casa "esperar um contato em até 30 dias".
Diante da óbvia tentativa de me vencer pelo cansaço e fazer expirar o prazo de troca direta da loja, fui obrigada a ir até o Espaço do Cliente / Administração do Shopping, onde relatei o ocorrido e consegui a abertura de um protocolo oficial que comprova a minha presença na loja exigindo os meus direitos dentro do prazo legal.
O artigo 26 do Código de Defesa do Consumidor determina que, em caso de vício oculto em produtos duráveis, o prazo de garantia começa a contar a partir do momento em que o defeito é constatado. A postura da loja de recusar a troca de um eletrodoméstico que pifou em 48 horas sob o argumento de "já foi usado" é ilegal e abusiva. Da mesma forma, o encerramento de uma promoção não dá o direito à empresa de cobrar diferença de valores para trocar um produto defeituoso por outro idêntico.
Exijo uma solução imediata por parte da rede: a substituição do produto por outro modelo GA.MA Master lacrado e novo de fábrica, ou a devolução integral do valor pago, sem qualquer cobrança de diferença ou nova enrolação. Tenho em mãos a nota fiscal, o protocolo gerado pela administração do shopping
Fico no aguardo de um posicionamento urgente.
Compartilhe
Resposta da empresa
27/07/2026 às 10:40
Olá, Gabrielle!
Agradecemos por compartilhar sua experiência. Pedimos desculpas pelo ocorrido.
Ficamos muito felizes que a situação tenha sido resolvida e que tenhamos conseguido atender à sua solicitação.
Sua satisfação é muito importante para nós, e seguimos trabalhando para oferecer sempre a melhor experiência e um atendimento de qualidade.
Esperamos recebê-la novamente em breve!
Atenciosamente,
Equipe Shopping dos Cosméticos