Cancelamento de voo pela Azul com reacomodação inadequada e perda de franquia de bagagem

Não respondida
Coronel Fabriciano - MG
20/08/2026 às 13:54
ID: 256965675
Reclamação Cancelamento de voo, reacomodação inadequada e retirada de bagagem despachada
Tínhamos passagem aérea emitida pela Azul para o trecho Orlando (MCO) Ipatinga (IPN), com embarque previsto para 25/08/2026.
A Azul cancelou unilateralmente o voo e, ao solicitar a reacomodação, apresentou como únicas alternativas antecipar a viagem para 23/08 ou postergá-la para 29/08, obrigando os passageiros a escolher entre retornar dois dias antes do planejado ou permanecer nos Estados Unidos por mais quatro dias.
Nenhuma dessas alternativas atende adequadamente ao planejamento da viagem, sendo que a permanência até o dia 29/08 poderá gerar despesas adicionais com hospedagem, alimentação, transporte, aluguel de veículo e demais custos.
Solicitamos à Azul a reacomodação na primeira oportunidade disponível, inclusive mediante utilização de voos de outras companhias aéreas, conforme previsto no art. 28, inciso I, da Resolução n 400/2016 da ANAC, que prevê a reacomodação gratuita em voo próprio ou de terceiro para o mesmo destino, na primeira oportunidade.
Além disso, há um segundo problema grave: antes do cancelamento e da alteração da reserva, constava regularmente no bilhete/reserva a franquia de bagagem despachada à qual o passageiro tem direito em razão de sua categoria de cliente Topázio.
Após a alteração realizada pela Azul em decorrência do cancelamento do voo, essa franquia de bagagem deixou de constar na reserva, apesar de ser um benefício que já estava assegurado anteriormente e não ter sido objeto de qualquer solicitação de retirada ou alteração por parte do passageiro.
Não é aceitável que uma alteração realizada unilateralmente pela companhia, decorrente de cancelamento do próprio voo, resulte também na perda de um benefício de bagagem que já estava previsto na contratação/reserva original.
Dessa forma, solicitamos:
1. A reacomodação gratuita na primeira oportunidade disponível a partir de 25/08/2026, com destino final a Ipatinga (IPN), inclusive mediante utilização de voo de terceiro, se necessário;
2. Que sejam verificadas alternativas de outras companhias e combinações de voos que permitam a chegada ao destino antes de 29/08/2026;
3. Que a reacomodação seja realizada sem qualquer custo adicional aos passageiros;
4. A imediata restauração da franquia de bagagem despachada que constava na reserva original, em razão do benefício correspondente à categoria Topázio;
5. Que a Azul reconheça que a alteração da reserva decorrente do cancelamento do voo não pode resultar na perda de benefícios originalmente contratados ou já assegurados ao passageiro;
6. Caso a Azul alegue não haver disponibilidade para reacomodação antes de 29/08/2026, solicitamos que informe formalmente quais alternativas foram efetivamente pesquisadas, inclusive em voos de terceiros;
7. Que seja fornecida resposta formal e solução para ambos os problemas com a maior brevidade possível, considerando que os passageiros se encontram atualmente no exterior e o voo original estava programado para 25/08/2026.