Me ofereceram empréstimo pelo WhatsApp, me pediram pix eu fiz acreditando na promessa do empréstimo e agora não devolveram meu dinheiro

Sicoob
Belford Roxo - RJ
10/04/2024 às 18:36

Me ofereceu empréstimos pelo WhatsApp no valor de 5000 , aceitei, me pediram para fazer um pix no valor se 176.50$ fiz com a alegação deles que o empréstimos cairia na minha conta..
Final das contas paguei um pix , não recebi empréstimos pois eles alegaram que eu tinha que fazer o pagamento de IOF no valor de quase 2000$ da aonde eu iria arrumar esse dinheiro se eu estava precisando, quando falei que não tinha e que iria abrir um boletim de ocorrência contra eles, eles alegaram que bloqueará meu CPF e que se eu tivesse algum bens em meu nome seria cassado e pediu meu pix de volta e para cancelar esse contrato porquê o dinheiro nem na minha conta havia caído, eles disseram que vai gerar uma multa no valor de 2000 e pouco para mim por sonegação de impostos,

12/04/2024 às 17:12

Olá, Deusaiana!

Em relação à sua solicitação, segue a resposta:

O caso relatado trata-se de modalidade de [Editado pelo Reclame Aqui] no mercado financeiro, nessa situação, com a [Editado pelo Reclame Aqui] [Editado pelo Reclame Aqui] da marca Sicoob.

Na tentativa de dar veracidade ao falso anúncio, informam os valores das prestações e que não serão feitas consultas ao Serasa e SPC, também que não será exigida comprovação de renda. No contato telefônico, as pessoas são induzidas a depositar na conta corrente informada ou pagamento de boleto dos valores atribuídos a um “seguro” para liberação do crédito, porém o dinheiro nunca é disponibilizado para o cliente.

Diante desse cenário, esclarecemos que o Sicoob não oferece empréstimos a pessoas físicas, jurídicas e não associados por meio de veículos de comunicação como jornais, revistas, sites e rádios, não realiza oferta por telefone, fax ou e-mail e não solicita pagamentos adiantados.

A liberação de empréstimos pelas cooperativas do Sicoob é direcionada exclusivamente aos associados e sempre sujeita à análise de cadastro e aprovação de crédito.

Diante do exposto, recomendamos ao cliente que:

• Registre um BO - Boletim de Ocorrência Policial - para que a polícia proceda com a investigação do caso e tomada de medidas e ações cabíveis.
• Caso o pagamento tenha sido realizado, o banco onde realizou o pagamento do boleto/transferência deve ser acionado, informando que foi vítima de [Editado pelo Reclame Aqui] e, por isso, solicita o tratamento da ocorrência e possível devolução do recurso.

Quando se tratar de abordagem pelo WhatsApp ou SMS a vítima deve denunciar o número, conforme instruções abaixo:

SMS:
Envie uma mensagem com qualquer texto, mesmo vazia para 7726 (serviço das operadoras de telefonia para bloqueio de telefone por pirataria/fraude)
A sua operadora lhe responderá a mensagem enviada, solicitando que envie o número completo do telefone DDD + número do telefone
Informe o número, o conteúdo será analisado e o número telefônico bloqueado.

WhatsApp:
Abra a conversa com o usuário que você deseja denunciar
Toquem em MAIS OPÇÕES > Mais > Denunciar
Selecione a caixa exibida para bloquear o usuário e apagar as mensagens da conversa
Toque em DENUNCIAR.”

Estamos aqui para apoiar na melhor viabilidade do caso.

Mas, se precisar de qualquer assistência adicional ou existirem dúvidas, não hesite em entrar em contato conosco, em nossos canais oficiais, que são: 4000 1111 (Capitais e demais regiões metropolitanas), 0800 642 0000 (demais localidades) ou SAC 0800 724 4420 (24h por dia, 7 dias por semana).

Cordialmente,
Tanaíra Machado
Área de Qualidade - Núcleo de Experiência

Está com problemas com Sicoob?

Bancos Tradicionais e Digitais