Reclamação não respondidaNão respondida

Não envio de documentação para baixa de hipoteca após quitação de consórcio

Sicoob
Cuiabá - MT
24/02/2022 às 10:28
Reclamação não respondidaNão respondida

No dia 06 de dezembro de 2021 solicitei o boleto de quitação do consorcio que eu possuía junto ao Sicoob relativo a carta de crédito de um imóvel - Grupo 964 Cota 296. No mesmo dia efetuei o pagamento e encaminhei o comprovante de pagamento via e-mail ao Sicoob. No dia 08 efetuei uma ligação ao SICOO Consórcio (protocolo n 20211208-128436) solicitando os documentos para efetuar a baixa do gravame/hipoteca junto ao cartório de imóveis em que o meu apartamento fora registrado. No dia 10, o Sicoob me encaminhou os documentos por e-mail referentes ao pedido de cancelamento da alienação, ata da assembleia de constituição, alteração do contrato social, certidão simplificada e procuração assinados digitalmente. No mesmo dia eu efeituei o pedido de baixa da alienação junto ao Cartório do 6 Serviço N[Editado pelo Reclame Aqui]l e Registral de Cuiabá, encaminhando a documentação enviada pelo Sicoob, no sistema CEI ANOREG- MT (Sistema dos Cartórios de Mato Grosso para envio de documentos assinados digitalmente e pedidos digitais). Ocorre que desde então venho percorrendo uma verdadeira via crucis para a baixa desta hipoteca do cartório devido ao envio de documentos errados pelo SICOOB. No dia 27 de dezembro, recebi a primeira nota devolutiva do cartório (em anexo) solicitando o requerimento com firma reconhecida por autenticidade em nome da Sicoob Consorcio, bem como solicitando o pagamento dos emolumentos. Efetuei o pagamento dos emolumentos e encaminhei a nota devolutiva por -email ao SICOOB , após contato telefonico no dia 28 de dezembro (protocolo n20211228-138616), aos cuidados da Sra. Priscila Helaine. Diante da demora do SICOOB em responder, efetuei nova ligação no dia 03 de janeiro de 2022 (protocolo n 20220103-140773). No dia 06 de janeiro encaminhei o documento enviado pelo SICOOB. Todavia, no dia 17 de janeiro de 2022 recebi nova nota devolutiva do Cartório (em anexo) com as seguintes informações:
No registro anterior R-03 da matricula 124.116 livro 2 deste RGI, consta que o imóvel apartamento 401 do bloco C do Residencial Torres Ville DItália, encontra-se alienado fiduciariamente a PONTAADMINISTRADORA DE CONSORCIOS LTDA, porém foi apresentado requerimento datado de 09/12/2021, no qual consta como credor a SICOOB ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS LTDA, assim sendo necessário se faz apresentar o requerimento com firma reconhecida por autenticidade
em nome da SICOOB ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS LTDA, solicitando a alteração da razão social. 02 - Foi apresentado requerimento datado de 09/12/2021 em nome do Sicoob Administradora de Consórcios LTDA, assinada na forma digital pela Sr. Maristela Marcia de Araujo de Borba e Sr. Carlos Cesar Iwao Yadomi, porém após consuta ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, constou a assinatura da D4S SERVICOS EM TECNOLOGIA LTDA.
Entrei em contato com o SICOOB consórcios novamente no dia 18 de janeiro de 2022 (protocolo n 20220118-151363) e encaminhei a nota devolutiva por -email aos cuidados da Sra. Izabel Cristina Ferreira Leitão. No dia 19 de janeiro recebi novamente os documentos e no dia 20 de janeiro encaminhei ao cartório. Entretanto no dia 27 de janeiro recebi novamente nota devolutiva com as seguintes trasncrições:
01 - Foi apresentado requerimento datado de 19/01/2022, em nome do SICOOB ADMINISTRADORA DE
CONSÓRCIOS LTDA, assinado na forma digital pelo Sr. Diego Tenorio Ferreira, porém após consuta ITI - Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, constou a assinatura da D4S SERVICOS EMTECNOLOGIA LTDA.
02 - Foi apresentada autorização para cancelamento da alienação fiduciária datada de 09/12/2021, emnome do SICOOB ADMINISTRADORA DE CONSÓRCIOS LTDA, assinada na forma digital pela Sr. Maristela Marcia de Araujo de Borba e Sr. Carlos Cesar Iwao Yadomi, porém após consuta ITI - Instituto
Nacional de Tecnologia da Informação, constou a assinatura da D4S SERVICOS EM TECNOLOGIALTDA.
Entrei em contato com o cartório no dia 27 de janeiro com o cartório e reencaminhei a documentação, entrentato no dia 01 de fevereiro recebi outra nota devolutiva (em anexo) indicando a seguinte pendência:
Reencaminhei novamente a documentação do SICOOB e recebi outra nota devolutiva do cartório no dia 04 de fevereiro com a mesma pendência registrada na nota devolutiva anterior.
Desse modo, após receber 5 notas devolutivas em virtude de constar a assinatura digital de forma errada no requerimento de cancelamento de alienação, extremamente exausta de tentar solucionar as questões via telefone e e-mail junto ao SICOOB CONCÓRCIOS, recebendo sempre os mesmo documentos com as mesmas pendências de assinatura digital. Me desloquei até a agência do Sicoob localizada na Av. Historiador Rubens de Mendonça, Bairro Araes, Cuiabá - MT, no dia 07 de fevereiro de 2022, como uma última tentativa de solucionar a questão amigavelmente. Na ocasião, apresentei todas as notas devolutivas enviadas pelo cartório e fui atendida pela funcionária Ademirtes Melo, a qual solicitou que eu encaminhasse a ela os documentos que o SICOOB havia me enviado por e-mail após a última nota devolutiva. Assim, a funcionária Ademirtes entrou em contato com a Central do SICOOB e com a Ponta Administradora e solicitou o envio dos documentos assinados digitalmente de forma correta, conforme solicitado pelo cartório nas últimas notas devolutivas.
Ato contínuo, no dia 08 de fevereiro recebi por e-mail da Sra. Ademirtes, os documentos enviados pelo Sicoob, na promessa que desta vez a assinatura digital do Sr. Diego Tenorio Ferreira estaria correta. Na mesma data encaminhei a documentação enviada ao cartório.
Entretanto, MAIS UMA VEZ RECEBI UMA NOTA DEVOLUTIVA DO CARTÓRIO no dia 23 de fevereiro indicando que : 01 - Foi apresentado requerimento datado de 03/01/2022, em nome do SICOOB ADMINISTRADORA DE
Desse modo, conclui-se que o SICOOB ENVIA DE PROPÓSITO O REQUERIMENTO DE CANCELAMENTE ASSINADO DIGITALMENTE DE FORMA ERRÔNEA, POR DIVERSAS VEZES PARA QUE NÃO SEJA POSSÍVEL QUE EU EFETUE A BAIXA DA HIPOTECA DO MEU IMÓVEL. Após o transcurso de mais de 60 dias da quitação do consórcio, e mesmo eu encaminhando as notas devolutivas do cartório, efetuando ligações, indo presencialmente na agência, o SICOOB não se esforça em encaminhar o documento correto. Pelo contrário, ele encaminha o documento assinado de forma errada por diversas vezes, não obstante as minhas diversas tentativas de contato.
Com efeito, diante da recusa do Sicoob em efetuar a baixa do gravame após a quitação do consórcio ou ao menos enviar os documentos idôneos para tal, configurando a referida conduta em ato ilícito, não vejo outra alternativa senão ingressar judicialmente com uma ação de obrigação de fazer c.c. indenização por danos morais.
Ressalto que preciso colocar o meu apartamento a venda, não obstante, mesmo com o apartamento quitado não posso, em razão do SICOOB não oferecer a documentação idônea para a baixa do gravame, me ocasionando um imensurável transtorno há mais de 2 meses.

Está com problemas com Sicoob?