Renovação de compra não solicitada e cobrança indevida

Respondida
Guaraciaba - SC
03/08/2026 às 16:06
ID: 254653353
Fiz uma compra no passada da versão para poucos dias, hoje recebi uma renovação bem maior do que eu paguei na epoca, mas nao pedi nada, não wuero continuar com este programa e desejo o cancelamento desra comrpra sem a minha autorização
Compartilhe
Resposta da empresa
04/08/2026 às 15:02
Olá, Junior, espero que esteja bem!
Sou o André e fiquei responsável por acompanhar e tratar o seu caso aqui no Sicredi, pela plataforma do Reclame Aqui. Realizei a medição junto às nossas áreas, e assim foi possível verificar todas as informações relativas ao assunto mencionado.
Quanto à sua solicitação, salientamos que o Sicredi atua como “banco emissor”, sendo responsável apenas pela emissão dos cartões. A relação comercial ocorre entre o estabelecimento e o consumidor (associado), e o cartão é apenas o meio de pagamento. O banco emissor (Sicredi) não possui gestão sobre os débitos ou créditos (transações) que os estabelecimentos/adquirentes enviam para postagem em fatura.
Por esse motivo, o Sicredi não tem controle direto sobre os valores lançados na fatura, já que esses dados são enviados pelos próprios estabelecimentos ou pelas empresas adquirentes. Assim, não conseguimos cancelar ou contestar uma compra sem que todas as informações e documentos necessários sejam enviados, conforme regras definidas pelas bandeiras dos cartões (Visa ou Mastercard).
Para que possamos abrir uma disputa junto à bandeira, precisamos que você nos envie as seguintes informações:
• Qual era a mercadoria adquirida? Detalhar o máximo possível: marca, modelo, cor, quantidade, etc.
• Evidências do produto (print, foto do anúncio, etc.)
• Qual era o prazo de entrega? Comprovante.
• Quando você entrou em contato com o estabelecimento? Com evidências.
• Qual foi o canal de contato utilizado?
• Qual foi a resposta do estabelecimento?
• Quando foi o último contato?
• Prints, e-mails ou mensagens trocadas com o estabelecimento.
Esses dados são essenciais para que possamos montar um processo administrativo e enviar à bandeira, que será a responsável por julgar se a compra deve ou não ser cancelada.
Também existe a possibilidade de cancelamento direto da compra pelo estabelecimento. Nesse caso, precisamos de um documento de cancelamento emitido por eles, contendo:
• Data da transação;
• Status da transação;
• Data do cancelamento;
• Valor a ser estornado;
• Cartão utilizado na compra.
Lembramos que o prazo para abertura de disputa é de até 120 dias a partir da data da compra, conforme as regras das bandeiras.
Nosso papel é te orientar e apoiar em todo o processo, sempre respeitando as normas do Banco Central (Resolução nº 3.919/2010) e as políticas das bandeiras. Assim que você reunir os documentos, estaremos prontos para dar andamento à sua solicitação através da Central de Cartões.
.
Caso tenha alguma outra dúvida ou manifestação, seguimos 24 horas à disposição pelo telefone: 0800 724 7220.
Ouvidoria Sicredi.