Solicitação de abertura de MED PIX

Em réplica
Maringá - PR
27/03/2024 às 23:10
ID: 185567991
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesBoa noite
Acabei de verificar que cai em um [Editado pelo Reclame Aqui] de uma compra na internet que finalizei via pix, verifiquei que nesses casos, o banco central orienta a entrar em contato com a instituição para requerer a abertura do MED para análise do caso.
Gostaria que verificassem a abertura do MED para o pix feito hoje, 27.03 no valor de *******,83 pois acabei de identificar atrás do site oficial da marca Creamy que cai no [Editado pelo Reclame Aqui] do site falso.
Estou registrando agora o boletim de ocorrência também, caso precisem informo o número para vocês, espero que consigam me ajudar para reaver este dinheiro.
Compartilhe
Resposta da empresa
04/04/2024 às 14:43
Olá, Claudia, espero que esteja bem!
Me chamo Helena e tive o prazer de acompanhar e tratar o seu caso aqui no Sicredi, pela plataforma do Reclame Aqui. Realizei a mediação junto nossas áreas, e assim foi possível verificar todas as informações relativas ao assunto mencionado.
Em atenção à sua demanda, após as devidas apurações junto da área responsável, identifiquei que as transações foram realizadas de forma legítima e todas as verificações técnicas executadas, incluindo criptogramas, essenciais para confirmar e autenticar a veracidade das informações, proporcionando segurança e garantindo a integridade dessas transações.
Destaco que as operações via aplicativo são de responsabilidade do associado, bem como, conferência dos dados durante a transação.
Ainda, saliento que, após a confirmação da transação PIX realizada e concluída no nosso aplicativo ou internet banking, seja ela um pagamento ou transferência, não é possível realizar o cancelamento, pois o PIX é uma transação instantânea e o envio dos valores é feito em tempo real para a conta do destino.
As Instituições Financeiras não possuem autonomia para reverter as operações, sendo que somente o próprio beneficiário do PIX pode devolver o recurso, utilizando as funcionalidades do produto.
Hoje existe o MED (Mecanismo Especial de Devolução) gerenciado pelo Banco Central que é o único que consegue coordenar qualquer tentativa de estorno de PIX mediante [Editado pelo Reclame Aqui] e somente nessa situação. Esse processo só pode ser aberto pelo banco, no nosso caso a Cooperativa, de origem.
Pensando em sua experiência, a denúncia foi encaminhada diretamente ao banco destinatário por meio do MED (Mecanismo Especial de Devolução PIX), um sistema integrado entre instituições para relatar casos de [Editado pelo Reclame Aqui] ou [Editado pelo Reclame Aqui]. O processo foi aberto junto ao Banco Central em 01/04/******* e o prazo estabelecido para retorno é de 7 dias úteis. Sendo assim, recomendamos que aguarde esse prazo e o seu gestor de negócios entrará em contato com você para informar o resultado do processo.
Por fim, sigo à disposição por aqui, considerando toda opinião e necessidade que nos ajude a aperfeiçoar nossos serviços.
A qualidade do atendimento é uma prioridade para nós no Sicredi. Ao recebermos sua manifestação, fizemos todos os esforços para lhe dar o devido retorno.
Abraço,
Equipe Sicredi!
Réplica do consumidor
26/04/2024 às 15:26
Boa tarde
Não tive retorno sobre este caso, poderiam verificar?
Até o momento, ninguém entrou em contato comigo.
Réplica da empresa
03/05/2024 às 12:36
Oi, Claudia!
Verifiquei que seu gerente de contas efetuou contato para conversar sobre o ocorrido, e reforçar que o MED foi uma tentativa de recuperação do valor, por se tratar de [Editado pelo Reclame Aqui]. No entanto, não foi encontrado saldo na conta destino e que o processo assim encerrado.