Inspeção de gás Naturgy: Laudo de não conformidade, corte de gás e informações conflitantes da SILVAGASTEC

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

04/09/2025 às 17:25

ID: 226137229

Para cumprir a exigência da inspeção de gás a cada 5 anos, da companhia de gás da cidade do rio de janeiro/RJ, Naturgy. Foi realizado contato com a empresa SILVAGASTEC INSTALAÇÕES DE GÁS EIRELI e foi agendada a inspeção no imóvel onde resido, para o dia 28/08/2025, O valor cobrado foi de R$397,00 no pix ou R$ 400,00 no cartão de crédito.

No referido dia, cancelei meus compromissos para receber os técnicos para tal inspeção, realizaram a inspeção emitindo um laudo de, NÃO CONFORMIDADE, a ser corrigido: Item 19.2: Chaminé e terminal não devem ser instalados em ambientes fechados.
A referida chaminé sai do meu banheiro e tem saída para a área de serviço que é aberta!

Me foi informado que o prazo para cumprir tal exigência é de 72h impostos pela NATURGY, sob pena de corte do abastecimento de gás do imóvel, alegando que tal restrição é devido ao alto nível de risco pela emissão de CO, que já ocorre a pelo menos, 5 anos, data da última inspeção (sem restrição) e até o momento ninguém [Editado pelo Reclame Aqui] ou se queixou de qualquer odor ou sufocamento.
Até aí ok, como cidadão de bem e cumpridor dos deveres, vamos a solução.

Foi perguntado ao técnico, qual seria a providência a ser tomada. O mesmo respondeu que, bastava prolongar o duto da chaminé do aquecedor até fora do apartamento, mostrando até onde deveria ser e como deveria ser instalado, ciente de que existiriam curvas para chegar na posição informada.

Foi realizada a correção conforme orientação do técnico. Que era fazer a tubulação da chaminé chegar até a área externa no apartamento a Um custo de R$ 1000,00, material e mão de obra.

Ao remarcar a reinspeção, para minha surpresa foi cobrada nova inspeção de R$397,00 no pix ou R$ 400,00 no cartão de crédito, alegando que por estar em Não conformidade a reisnpeção é cobrada. Como a urgência é minha, aceitei tal condição abusiva, já que se não há custo extra para tal serviço.


Conforme agendado, recebi hoje 04/09/25 o Técnico para reinspeção, devido a não conformidade da chaminé, registrada pelo técnico na vistoria inicial.

Segundo, a avaliação do técnico esta correção não apresenta conformidade, que o que deveria ser realizado era a transferência do aquecedor para área externa ou a substituição do aquecedor para chuveiro elétrico, informação que em momento algum me foi relatado tanto pelo técnico, quanto pela empresa que me enviou o laudo mas não informou quais deveriam ser as medidas corretivas e quais normas seguir. O técnico não retirou a pendência, solicitando reagendamento para o dia seguinte, com o técnico que havia realizado a primeira inspeção. Não foi cobrada a taxa. tudo isso ocorreu pela manhã.

houveram tentativas de contato com os meios de comunicação informados, solicitando esclarecimentos pelo falta de clareza por parte da empresa e seu quadro de profissionais e a possibilidade de atendimento ainda hoje (04/09/25). Quem atendeu foi educado, mas nada empático.

Para nossa surpresa, a tarde a equipe da NATURGY, bateu a minha porta para cortar o abastecimento de gás por risco de explosão!

Foi tentado novo contato com a SILVAGASTEC INSTALAÇÕES DE GÁS EIRELI e com muito custo fomos atendidos e solicitamos urgência para reinspeção. Sendo informado que já estava marcada para amanhã (05/09/25) e não tinha o que fazer, como muito custo e persistência informou que o supervisor ira vir até minha residência ainda hoje.

Conclusão, O abastecimento de gás foi cortado. O supervisor não apareceu até o momento qu escrevo (17:00). A minha esposa que depende do abastecimento de gás para trabalhar, teve que parar por um erro que não é de nossa responsabilidade e sim da SILVAGASTEC INSTALAÇÕES DE GÁS EIRELI.

Pontos a destacar:

O custo do serviço está sendo meu até aqui, mas a responsabilidade da orientação para correção não!

Se não for considerado conforme por ter realizado uma correção orientada por vocês, quem assume esse custo?

Para realizar tais serviços preciso comunicar ao proprietário do imóvel e a cada momento com um novo custo está me gerando constrangimento com o mesmo.

Se a orientação fosse assertiva teriam sido tomadas outras providências e não a que foi realizada por orientação de vocês (SILVAGASTEC INSTALAÇÕES DE GÁS EIRELI), que está me gerando transtornos, constrangimento e prejuízo moral e finaceiro.

Resumo o serviço da SILVAGASTEC INSTALAÇÕES DE GÁS EIRELI não é confiável. Uma vez que a cada momento tem uma novidade que tem custo. Agindo no mínimo com má fé, não trazendo informação com clareza para o cliente que não tem obrigação alguma de ter conecimento técnico do queesta sendo cobrado e com isso sendo [Editado pelo Reclame Aqui] e constrangido.

Espero que o assunto seja resolvido com o mínimo de ética, transparência e empatia.
NÃO RECOMENDO A NINGUÉM TAL EMPRESA!! SILVAGASTEC INSTALAÇÕES DE GÁS EIRELI

Compartilhe

Resposta da empresa

23/09/2025 às 12:48

Prezado sr. Marcio,

Lamentamos sinceramente que sua experiência não tenha atendido às expectativas e agradecemos pela oportunidade de esclarecer os pontos levantados em sua manifestação.

Valores informados:
O valor do serviço passado foi de R$ *******,00 no cartão (em até 5x) ou R$ *******,00 em dinheiro/pix.

Cronologia dos atendimentos:
28/08/******* 1 inspeção realizada: laudo de não conformidade pago;
04/09/******* 1 reinspeção: não conformidade cortesia;
04/09/******* visita de nosso supervisor, com o objetivo de auxiliar e oferecer o melhor suporte possível;
17/09/******* 2 inspeção: conforme cortesia.

Sobre os prazos:
Quando o laudo resulta em não conformidade, não há prazo definido por nossa empresa. Conforme consta no checklist (item 19.9), o prazo de até 72h refere-se exclusivamente à ação da concessionária Naturgy, responsável pelo lacre do fornecimento de gás.

As correções necessárias devem ser realizadas por um profissional habilitado, com base no laudo emitido, seguindo as normas técnicas vigentes e o disposto no Art. 2 da Lei n 6.*******. Que o objetivo é garantir a segurança, o bom funcionamento e a utilização correta das instalações de gás combustível em edifícios residenciais e comerciais.

Ressaltamos que nosso supervisor compareceu ao local com a máxima urgência possível, mesmo diante de outros atendimentos já agendados, do trânsito e de quaisquer circunstâncias que poderiam dificultar seu deslocamento, demonstrando nosso compromisso em priorizar a sua segurança e atendimento.

Sobre os custos de adequações:
Nosso contrato, em sua Cláusula 7, item 7.3, prevê as situações de exclusão de responsabilidade da empresa. Nesse caso, as adequações técnicas apontadas no laudo são de responsabilidade do contratante, estando claramente especificado no documento.

Para melhor visualização destes itens:
7.4 - É de responsabilidade do(a) CONTRATANTE:
a. a) Localização, adequação e execução de conserto de vazamentos existentes nas tubulações e nos equipamentos;
b. b) Ligação e/ou conversão de equipamentos;
c. c) Correção e/ou manutenção de irregularidades encontradas nos equipamentos (fogões, aquecedores, flexíveis, e equipamentos similares), e em suas ligações;
d. d) Adequações nas instalações, tubulações e ambientes;
e. e) Regulagem de equipamentos e de componentes da unidade;
f. f) Substituição de válvulas, reguladores, componentes, e equipamentos similares;
g. g) Procedimentos administrativos e/ou liberações de documentação junto ao Corpo de Bombeiros, Prefeitura, e/ou
Concessionária de Gás;
h. h) Quaisquer serviços não mencionados explicitamente neste contrato.



Gostaríamos de reforçar que todos os serviços e assistências realizados pela nossa equipe foram conduzidos dentro dos padrões técnicos e contratuais. Ainda assim, permanecemos totalmente à disposição para prestar novos esclarecimentos, oferecer suporte e garantir sempre a segurança e o bem-estar de nossos clientes.

Agradecemos pela confiança e reiteramos nosso compromisso com a transparência e a qualidade de nossos serviços.

Atenciosamente,
Equipe Silvagastec

Réplica do consumidor

07/10/2025 às 16:33

Realmente Lamentável! Contratei a empresa para cumprir uma exigência da concessionária de gás (Naturgy).

Paguei o valor integral pelo serviço, confiando na competência técnica e na orientação dada pelo técnico credenciado.

Após seguir exatamente a orientação técnica inicial, a reinspeção foi reprovada, com exigência completamente diferente da anterior.

Houve falta de clareza, contradição nas instruções, e cobrança indevida, que devido ao problema gerado a cortesia é a mínima ação reparadora de um ERRO.

Resultado: prejuízo financeiro, constrangimento e interrupção do fornecimento de gás (impactando inclusive atividade profissional de minha esposa).

Consideração final do consumidor

07/10/2025 às 16:34

Sem comentários

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0

Consideração final da empresa

08/10/2025 às 15:45

Pedimos, mais uma vez, sinceras desculpas e lamentamos muito que sua experiência não tenha sido positiva. Prezamos pela transparência e pelo respeito ao cliente, valores que norteiam todas as nossas ações e garantem que sempre atuamos com clareza e responsabilidade.

Reforçamos que o nosso time de colaboradores são profissionais altamente qualificados e treinados comprometidos em oferecer um atendimento ético e de qualidade. Seguimos rigorosamente as normas vigentes e as cláusulas contratuais, e, inclusive, buscamos oferecer cortesias e total atenção para esclarecer eventuais dúvidas e proporcionar a melhor experiência possível.

Lamentamos sinceramente por não termos conseguido alcançar a sua satisfação, mas reafirmamos nosso respeito e compreensão em relação à sua posição. Permanecemos à disposição para quaisquer esclarecimentos adicionais.

https://*******,
Equipe Silvagastec