Consórcio de Carro: Promessa de Valor Acima da Tabela e Não Cumprimento para Contemplação

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Cametá - PA

11/06/2026 às 10:04

ID: 251104787

Bom dia.
Eu e meu marido adquirimos uma cota de um consorcio de uma carro da marca chevrolet, uma tracker 0km no dia 14 de agosto na empresa em questão, na ocasião fomos atendidos pelo vendedor ***** e seu gerente o sr *****, no shopping Castanheira em Belém do Pará. Desde o início da negociação foi nos apresentada possibilidade de entregar o nosso carro atual como parte do lance para a contemplação do carro novo, o que nos deixou bastante interessados em fechar o contrato, o sr ***** desceu conosco ao estacionamento do shopping para fazer a avaliação do veículo usado, testou o carro, fez fotos de diversas partes, internas e externas, inclusive do motor, enviou as fotos para sua central, falou com alguém ao telefone e nos ofertou o valor de 50 mil reais em nosso veículo, o que nos surpreendeu, pois o valor ofertado estava acima da tabela Fipe, mas ele garantiu que iriam pagar o valor, que nosso carro estava bastante conservado, e que em 2 meses com esse valor iríamos conseguir ser contemplados no consórcio. Diante de suas argumentações meu marido e eu resolvemos assinar o contrato.
No entanto depois de alguns meses e de alguma ofertas de lance no valor combinado (50mil reais) não conseguimos ser contemplados no consorcio. Deixamos passar alguns meses, pra guardamos um valor a mais e ofertar um lance maior, nesse período ficamos sabendo que o sr ***** havia sido demitido da empresa, o que nos deixou ainda mais preocupados, então decidimos procurar o Sr ***** (gerente), pois o mesmo estava presente na negociação e assinatura do contrato, era ciente de tudo. Ligamos para ele, e o mesmo nos disse que a empresa não iria pagar o valor prometido pois o valor estava acima da tabela Fipe do nosso carro, eu disse a ele que o Sr ***** nos tinha prometido esse valor e que ele estava presente na ocasião, que era ciente da negociação e que eu tinha provas de tudo que haviam prometido e que ou eles pagavam ou eu ria buscar meus direitos na justiça, foi então que o Sr *****, gerente da empresa, nos disse que pagariam o valor prometido e que a diferença seria descontada da rescisão do Sr *****.
Dias depois meu marido eu procuramos o Sr ***** no Shopping Metrópole em Ananindeua (o mesmo ja havia sido transferido do shopping castanheira), região metropolitana de Belém para ofertar uma nova proposta de lance, 70 mil incluindo os 50mil do valor do carro usado, o Sr ***** nos garantiu que seríamos contemplados e que a empresa nos pagaria o valor prometido (50mil reais) temos a gravação da conversa como prova, ficamos tranquilos e esperançosos que teríamos nosso carro novo antes de julho, pois os nossos planos eram viajar com família nas férias. Porém para a nossa surpresa quando fomos verificar no site da empresa constatamos que o nosso lance nem foi ofertado, desde então não conseguimos mais contato com o Sr *****, não nos atende ao telefone, não responde nossas mensagens, quando responde só nos da resposta vaga, diz que não esta em Belém, que esta no interior, que não tem sinal de internet, ele nos promete que vai nos ajudar a resolver mas não nos oferece nenhuma saída alternativa ( mesmo que não paguem os 50 mil, mas vão pegar o carro usado? quanto vão pagar? ou não vão pegar mais o usado? o que devemos fazer para resolver a situação e ter o nosso carro novo?) ficamos profundamente frustrados, pois eles não só destruíram o nosso sonho de um carro novo, destruíram também o nosso sonho de ter as nossas férias de uma forma diferente esse ano, nunca atrasamos nenhuma parcela do consorcio, poderíamos ter financiado nosso carro novo e já esta com ele a meses, mas agora o que temos é uma divida pra pagar sem saber quando vamos poder usufruir do bem que estamos pagando, nos sentimentos [Editado pelo Reclame Aqui], enganados, pois só fechamos aqueles contato por causa dos benefícios que nos prometeram, o Sr ***** e Sr ***** nos enganaram pra que a gente fechasse o contrato, repito temos provas do que estamos afirmando. Já entramos em contato com a matriz da empresa por e-mail, e a resposta que tivemos é que eles não tem autorização para resolver nada quanto a lance e contemplação, que é tudo no site da empresa. Estamos juntando as provas que temos, vamos abrir um boletim de ocorrência para o nosso advogado buscar justiça.

Compartilhe

Resposta da empresa

11/06/2026 às 14:56

Olá.

Recebemos sua manifestação e compreendemos os apontamentos apresentados. Verificamos que a adesão à cota ocorreu em 09/2025 e que, até o momento, foram realizadas 8 contribuições, permanecendo a cota ativa e participante das assembleias mensais.

Esclarecemos que, conforme previsto na Lei n 11.795/2008 e no regulamento do grupo, a contemplação em consórcio ocorre exclusivamente por meio de sorteio ou por lance vencedor, observando-se os critérios e percentuais apurados em cada assembleia. Dessa forma, não é possível garantir contemplação em prazo determinado ou assegurar a aprovação de um lance antes da realização da assembleia correspondente.

Em relação às alegações sobre a utilização do veículo como parte do lance, esclarecemos que a administradora não recebe veículos usados como lance e que os lances são compostos por recursos financeiros, de acordo com as regras previstas no regulamento do grupo. Assim, eventual negociação envolvendo avaliação ou aquisição de veículo não integra as modalidades de contemplação administradas pela Simpala Consórcios.

Reforçamos que permanecemos à disposição para analisar toda a documentação eventualmente apresentada e prestar os esclarecimentos necessários por meio dos nossos canais oficiais de atendimento:

Site: www.simpalaconsorcios.com.br
Central de Atendimento e WhatsApp: 0800 746 7252
E-mail: [email protected]

Permanecemos à disposição.