Mais de 1 ano de pagamento sem envio de financiamento à Caixa irregularidade grave

Não respondida
Carapicuíba - SP
16/06/2026 às 17:12
ID: 251571183
Realizei a aquisição de uma unidade no empreendimento Condomínio SIN Cidade Jardim (*****), tendo como vendedora a empresa FACT Incorporação e Investimentos S/A, conforme consta em contrato.
Desde o início do processo, venho realizando pagamentos, incluindo valores relacionados à corretagem, sob a expectativa de andamento do financiamento imobiliário junto à Caixa Econômica Federal.
No entanto, após mais de 1 ano, não houve qualquer formalização de proposta de financiamento em meu CPF. Entrei em contato diretamente com a Caixa Econômica Federal e fui orientada a verificar nos canais oficiais (app e internet banking), onde constatei que não existe nenhuma proposta vinculada ao meu CPF, em nenhuma etapa.
Durante esse período, fui constantemente solicitada a atualizar documentos e comprovação de renda, inclusive após mudança de regime de CLT para PJ, o que gerou custos adicionais com contabilidade e impostos, sempre sob a justificativa de andamento do processo.
Diante disso, questiono formalmente:
* Por qual motivo não existe nenhuma proposta de financiamento registrada na Caixa até o momento?
* Qual é a real situação do meu processo?
* Qual a destinação dos valores já pagos?
* Existe de fato viabilidade de financiamento ou o processo nunca foi formalizado?
Solicito um posicionamento claro, formal e imediato da empresa FACT Incorporação e Investimentos S/A, com apresentação de informações concretas e comprováveis.
Caso não haja solução objetiva, tomarei as medidas cabíveis junto aos órgãos de defesa do consumidor e demais vias legais.
Aguardo retorno com urgência.