Reclamação sobre o atendimento e processo de financiamento com a Construtora Direcional

Não respondida
São Paulo - SP
24/04/2025 às 15:30
ID: 215522695
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas Reclamações
Adquirimos um apartamento da Construtora Direcional em 2022, sendo um dos primeiros compradores da unidade. Desde o início, informamos que já possuíamos um financiamento ativo em nosso nome, o que poderia impedir a aprovação de um novo financiamento pela Caixa Econômica Federal.
De fato, a Caixa aprovou um valor bem inferior ao necessário. Diante disso, uma funcionária da Direcional nos informou que poderíamos financiar diretamente com a construtora, e que o imóvel estaria quitado em 10 anos. Questionamos se poderíamos optar por outro banco no futuro e ela garantiu que sim, que essa decisão seria nossa.
A previsão de entrega era para maio de 2025, com possibilidade de antecipação. A partir daí, começamos a enfrentar problemas de comunicação e desorganização.
Em janeiro, ao acessar o site da construtora, descobrimos por conta própria que já era possível agendar a vistoria do imóvel. Fizemos a primeira vistoria e foi uma decepção total.
Aparentemente, o engenheiro ou arquiteto fez faculdade EAD só pode. O apartamento possui sacada, mas o lado de abertura da porta é o mesmo onde, naturalmente, posicionaríamos o sofá ou seja, para acessar a sacada, precisamos literalmente pular o sofá. No banheiro, a porta não abre completamente porque a privada bloqueia a abertura.
Apesar dos problemas estruturais, seguimos com o financiamento direto com a construtora, pagando em dia, mesmo sem compreender completamente os cálculos apresentados no contrato confiamos no que foi nos passado.
A surpresa veio quando soubemos que já era possível agendar a entrega das chaves. Liguei para agendar e fui informado de que só poderia pegar as chaves com a escritura em mãos. Como fazer a escritura se ainda devemos à construtora?
Fomos ao cartório buscar informações sobre a documentação necessária e, mais uma vez, encontramos desencontro de informações. O cartório pediu o número do IPTU, mas a Direcional dizia para usar o número que consta no Habite-se. Foi uma verdadeira confusão.
Após insistência, conseguimos contato com outra atendente da Direcional que nos informou que, além da escritura, seria necessário ter 90% do imóvel quitado. Isso nunca foi informado anteriormente! Expliquei toda a situação, e a resposta da atendente foi grosseira, afirmando que estava tudo no contrato. Reforcei que não compreendíamos muitos termos do contrato, por isso perguntamos e confiamos nas explicações dadas na época.
Diante disso, decidimos transferir a dívida para um banco e encerrar esse impasse. A própria Direcional nos indicou uma corretora para intermediar o processo de financiamento bancário. Segundo essa corretora, o processo está parado aguardando o desmembramento da matrícula do imóvel.
Desde o final de março estamos aguardando uma solução. A corretora diz que não devemos mais pagar a Direcional, pois os pagamentos passarão a ser feitos diretamente ao banco. Mesmo assim, a Direcional continua emitindo boletos.
Estamos extremamente decepcionados com a falta de respeito e a desorganização. Cumprimos com todas as nossas obrigações e, mesmo assim, somos tratados com descaso. Ninguém assume responsabilidade, e ficamos no meio desse jogo de empurra. Queremos uma solução imediata.