Falha na entrega de certidão de casamento via Sistema Federal, com solicitação de cancelamento e estorno.

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Feira de Santana - BA

19/03/2026 às 11:14

ID: 243725875

Realizei a solicitação de uma certidão de casamento através do site Sistema Federal, pedido n *****, com pagamento via PIX no valor de R$ 235,89, em 12/03.

Apesar de já terem se passado vários dias úteis desde o pagamento, não houve entrega do documento nem qualquer comprovação de que o pedido foi efetivamente realizado junto ao cartório competente (Cartório Alencar Araripe Fortaleza/CE), cujos dados foram corretamente informados no momento da solicitação.

Além disso, o atendimento ao cliente é ineficiente. Ao tentar contato pelos canais disponibilizados, fui direcionado apenas a respostas automáticas, sem retorno de atendente humano e sem informações concretas sobre o andamento do pedido.

Diante da ausência de prestação do serviço, solicitei formalmente o cancelamento e a devolução do valor pago, mas até o momento não obtive solução.

Ressalto que se trata de um serviço simples, que poderia ser obtido diretamente no cartório em prazo muito inferior ao já decorrido.

Diante do exposto, solicito:

Cancelamento imediato do pedido

Devolução integral do valor pago (R$ 235,89)

Caso não haja solução, adotarei as medidas cabíveis junto à instituição financeira (contestação via PIX MED) e órgãos de defesa do consumidor.

Aguardo resolução com urgência

Compartilhe

Consideração final do consumidor

24/03/2026 às 09:31

Não houve resposta.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0