Reclamação sobre assédio e falta de suporte em ambiente de trabalho, resultando em desligamento.

Não respondida
Alegrete - RS
24/03/2026 às 14:58
ID: 244189289
Prezados, boa tarde.
Espero que estejam bem.
A presente solicitação não se dá de forma isolada, mas está diretamente relacionada a situações recorrentes vivenciadas no ambiente de trabalho, especialmente no que diz respeito a provocações e condutas que impactaram negativamente seu bem-estar emocional. Diante desse contexto, inclusive, houve orientação para que fosse buscado acompanhamento psicológico.
Ressalto que a situação foi comunicada ao CIEE, o qual informou que seriam adotadas medidas, incluindo a possibilidade de reunião com a empresa, considerando as reiteradas manifestações sobre o ambiente de trabalho. Entretanto, até o momento, não houve retorno efetivo ou evidência de medidas concretas para apuração e resolução dos fatos.
Adicionalmente, em contato com a atual gerência da unidade, não foi possível obter esclarecimentos objetivos, havendo recorrente evasiva diante da gravidade da situação relatada.
Diante disso, cabe destacar a importância da observância das diretrizes relacionadas à saúde mental no ambiente corporativo, conforme previsto na Lei n 14.831, que reforça a responsabilidade das organizações na promoção de um ambiente de trabalho saudável, seguro e livre de práticas que possam comprometer a integridade psicológica dos colaboradores especialmente tratando-se de jovens aprendizes em fase de desenvolvimento.
Nesse sentido, questiona-se:
- Quais medidas foram adotadas pela empresa para apuração das situações relatadas?
- Houve algum protocolo de acolhimento ou suporte institucional à colaboradora?
- Existe política interna efetiva voltada à saúde mental e prevenção de situações de assédio ou constrangimento?
- Considerando a orientação para acompanhamento psicológico, há previsão de suporte ou encaminhamento institucional por parte da empresa?
Diante da ausência de respostas efetivas e visando a preservação da saúde emocional de minha filha, optamos pelo desligamento como medida necessária neste momento.
Solicito, por gentileza, as devidas orientações quanto aos procedimentos formais para efetivação do desligamento.
Sem mais para o momento, aguardo retorno.
Atenciosamente,
*****