Empresa não confiável

Não resolvido
São Paulo - SP
25/02/2026 às 22:00
ID: 241707689
Esta imobiliária não reconhece inquilino como cliente. O sistema de vistoria é falho e nao segue um padrão. Na minha entrada no imóvel,não me convidaram para acompanhar a vistoria. Me enviaram um link para eu ver oque foi apontado, e disseram que eu poderia contestar. Fiz algumas observações, problemas aparentes, que a vistoria deu como ótimo, uma delas eu mesmo consertei , a descarga do vaso sanitário nao funcionava, havia uma pequena corrente partida, solta, mas no relatório da vistoria estava tudo ótimo. Fora outras coisas aparentes. Na vistoria de saída, qd entreguei o imóvel, fui convocado a participar, o vistoriador entrou mudo e saiu calado, só falou qdperguntei algo. Para que eu tinha que estar presente? Não houve nenhuma observação espontânea do garoto que enviaram, inexperiente. Haviam dito que viria o mesmo que fez a vistoria antes de minha entrada no imóvel, confirmaram durante minha visita a imobiliária, estava na escala o mesmo vistoriador, eu sabia que poderia discutir os erros da vistoria de entrada, mas no dia, enviaram outro. Muitas discrepâncias nos relatórios. Comparei e demonstrei, atravez das proprias fotos dos dois relatórios, que me entregaram o imovel com problemas semelhantes. Nunca me responderam o email, o WhatsApp que antes era de contato direto, passou a ser gerenciado por um robô, era impossível ser atendido, nem minha advogada conseguia falar com eles. Dificultaram todo contato, nao abriram diálogo, ganharam tempo para resgatar o título de capitalização. Oque parece estar bem planejado. Quando reclamei pela terceira vez das infestações de cupim nas portas e armarios dos quartos, disseram era problema meu, pois o proprietário nao queria mais dar assistência. Móveis que kevei de SP, foram atacados pelos cupins. Moradores antigos do prédio, disseram que esse problema existe desde a entrega dos aptos após construção. Ou seja, trata-se de vício oculto, todos sabiam, mas esconderam essa informação. Agora querem agir como se fossem sérios e corretos, mas os fatos mostram que nao se trata de uma empresa confiável. Quem vai pagar os danos em meus moveis antigos?!
Compartilhe
Resposta da empresa
05/03/2026 às 13:11
Prezado, Sr. Luiz Afonso
Em atenção à manifestação apresentada, a SJ Imóveis esclarece que atua em conformidade com a Lei do Inquilinato e dentro dos limites estabelecidos no contrato de locação firmado entre as partes.
No que se refere às vistorias, a cobrança por danos materiais decorre da comparação entre a vistoria inicial e a vistoria final do imóvel. Ainda que Vossa Senhoria informe não ter acompanhado presencialmente a vistoria inicial, foi encaminhado e-mail com link de acesso ao laudo e concedido prazo para eventuais apontamentos, não havendo manifestação de discordância.
Quanto à conduta do vistoriador mencionada, informamos que todos os profissionais passam por treinamento técnico e seguem critérios padronizados. A vistoria inicial foi disponibilizada para contestações, porém não identificamos oposição.
A SJ Imóveis mantém seus canais de atendimento abertos durante toda a locação e também no período de desocupação, reafirmando seu compromisso com a transparência e aprimoramento da comunicação.
Sobre a questão dos cupins, em 14/10/2022 foi registrada reclamação por Vossa Senhoria. O locador foi comunicado e providenciou a contratação de empresa especializada para descupinização.
Posteriormente meses após a execução do serviço houve nova reclamação; considerando que já havia sido realizada intervenção pelo locador, eventuais manutenções posteriores passaram a caracterizar conservação ordinária do imóvel, de responsabilidade do inquilino.
A Cláusula XII, 3, do contrato estabelece que os consertos e reparos necessários ao uso e conservação do imóvel são de responsabilidade do inquilino. Nos termos do art. 23 da Lei do Inquilinato, compete ao locatário zelar pela conservação e restituir o imóvel no estado em que o recebeu.
Quanto à alegação de histórico estrutural de infestação no prédio, não há qualquer evidência ou registro formal que comprove tal afirmação. O imóvel foi entregue em condições de habitabilidade, conforme vistoria inicial. Ressalta-se que a presença de cupins pode ocorrer por diversos fatores externos, inclusive por mobiliário.
Em relação aos alegados danos em portas e armários, não foram apresentados elementos técnicos que comprovem nexo causal entre eventual infestação posterior e os danos apontados. Tal alegação não afasta a obrigação contratual de restituição do imóvel nas mesmas condições em que foi recebido, sendo de responsabilidade do inquilino os danos materiais apurados e orçados.
Por fim, quanto à garantia locatícia (título de capitalização), eventual restituição de valores somente poderá ocorrer após a apuração integral das pendências identificadas. A garantia contratual assegura o pagamento de débitos da locação, incluindo danos materiais e encargos inadimplidos. Atualmente, além dos danos apontados, consta pendente a referência de janeiro/2026 e respectivos encargos.
Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
SJ Imóveis
Réplica do consumidor
25/03/2026 às 13:26
Como sempre a SJ demonstra frieza e posicionamento padrão, não reconhece suas falhas. O impasse só foi solucionado quando consegui falar diretamente com o proprietário. A SJ não presta atendimento adequado, visto que a proprietária estava também sem saber de algumas de minhas observações sobre problemas do apto. A quem possa interessar, recomendo verificar virgula or virgula das observações colocadas, principalmente no relatório de vistoria para entrega do imóvel ao inquilino. Não esperava outra postura desta empresa.
Consideração final do consumidor
25/03/2026 às 13:27
nenhuma atenção ao inquilino.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
4