Reclamação resolvida

Resolvido

Reclamar dessa empresa

São Paulo - SP

27/12/2022 às 14:27

ID: 156318391

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Em ******* fechei com a agência de turismo Smart Travel passagens para um intercâmbio em Dublin. Por conta da pandemia e das sucessivas indefinições em relação às possibilidades de realização de viagens internacionais, não pude usar essas passagens. A agência não conseguia remarcá-las nunca e acabei desistindo, comprando novas passagens e indo viajar apesar de já ter fechado contrato com a Smart. Na ocasião, fui informada pela atendente Valéria que poderia remarcar essas passagens dentro de um período de dois anos, arcando com as taxas eventualmente geradas nessa operação.

No dia 28 de junho do ano corrente (*******), entrei em contato com a Valéria para verificar se minhas passagens estavam valendo e se eu poderia remarcá-las tendo como destino agora Lisboa, local que farei uma pós-graduação. Ela me confirmou a possibilidade de troca, que foi realizada e oficializada no dia 28 de outubro. As taxas que me foram cobradas foram de, aproximadamente, R$ 2.*******,00 (na ocasião, tinha visto passagens de ida e volta para Lisboa por R$ 4.*******,00). Efetuei o pagamento em poucos dias e aguardo desde então as emissões dos tickets de viagem.

Desde outubro, a Valéria me passa sucessivas datas para me dar uma posição mais consolidada e sempre diz que está aguardando um posicionamento da Companhia Aérea. Viajarei em menos de dois meses e até agora não obtive nenhum posicionamento ou garantia a respeito das minhas passagens.

A empresa, por intermédio da Valéria, age de maneira frontalmente oposta ao que determina a legislação do consumidor. A Smart alega que a responsabilidade é da companhia aérea, quando, na verdade, a entidade com a qual eu firmei contrato foi a Smart, ou seja, é ela quem tem, por obrigação legal, fornecer o serviço que eu contratei (na impossibilidade de fornecimento, todos os valores que eu paguei devem ser integralmente devolvidos, com juros e correção; ou, se eles não conseguem resolver a situação pelos meios que já estão institucionalizados dentro da empresa, que procurem outros meios. Quem precisa garantir o cumprimento do contrato, repeito, são eles, que foram contratados).

Sempre que falo em cancelamento por não prestação dos serviços, a Smart, por intermédio da Valéria, me chantageia dizendo que pagarei taxas, sendo que estou falando em cancelamento justamente porque eles não respeitam nada o que foi acordado. Devemos lembrar que, do ponto de vista legal, um contrato é um instrumento de mão dupla que visa garantir que ambas as partes cumpram aquilo que se propuseram. Um contrato não serve para forçar uma das partes a arcar com prejuízos gerados pela outra, é justamente o oposto disso. Tudo o que me foi solicitado eu fiz, agora a Smart precisa, por lei, cumprir a parte dela.

A única razão pela qual eu não acionei a justiça ainda é minha insistência em resolver a questão rapidamente e de forma menos onerosa para mim, para a Smart e para o sistema judicial brasileiro. Contudo, conforme o tempo passa, fica cada vez mais claro que precisarei comprar novamente as passagens por fora. A diferença é que, agora, cobrarei, via justiça, os valores integrais que a morosidade e irresponsabilidade da Smart me trouxeram de prejuízo. Também pedirei compensações por todos os transtornos que tenho tido com as sucessivas trocar de mensagens com a Valéria que, sempre, mostra descaso para comigo enquanto consumidora, descaso para com o nome da empresa, enquanto entidade séria e responsável, e descaso para com a legislação brasileira vigente.

Aos que lerem essa mensagem, recomendo fortemente que procurem outras agências de turismo e intercâmbio. Tem muita gente séria no mercado. A Smart, por intermédio da Valéria, tem se mostrado cada vez mais como uma empresa que não zela pelas obrigações estabelecidas por contrato, além de uma empresa que responsabiliza os consumidores pela sua própria inépcia. Se meu relato servir como exemplo para consumidores futuros, é bom ter em mente que, caso qualquer coisa dê errado, é você, consumidor, que vai ter que correr atrás de tudo o tempo todo, pois a empresa se omitirá, principalmente se você for atendido pela Valéria.

Compartilhe

Resposta da empresa

27/12/2022 às 18:58

Boa noite Senhora Carla Grião da Silva

Viemos através deste esclarecer o acontecido, e deixar registrado o posicionamento da nossa empresa que desde o primeiro momento não deixou de dar suporte a Sra. e até a poucas horas atrás manteve conversa amigável e cordial, tentando desta forma, chegar a uma solução o quanto antes do problema, mantendo-a informada do real status dos fatos e dos prazos dados pela empresa aérea e operadora de passagens.

Quanto as acusações graves que a Sra. reportou, ficamos surpresos, já que em nenhum momento nossa colaboradora faltou com o respeito ou ágil de forma não profissional, pelo contrário, orientou a Sra. em todos os momentos, inclusive para não cancelar, devido as clausulas impressas no orçamento aceito e passagens emitidas, sendo assim, informou que o melhor é aguardar a solução do problema, por conta do prazo que ainda temos hoje 27-12-22 até a data da sua viagem, que é de quase 60 dias.

Compreendemos a ansiedade da Sra., também estamos ansiosos em chegar a uma solução, mas não concordamos com o seu relato, já que não reflete a verdade dos fatos ou a maneira que nossa equipe trabalha.

Reiteramos que estamos trabalhando junto as envolvidas para que o problema seja solucionado e mantemos nossos canais de comunicação abertos para qualquer dúvida ou reclamação.

Assim que a operadora tiver um retorno dentro do prazo informado para nós e já informado para a Sra., que é de 7 dias após a última ******* em contato imediatamente para finalizarmos o seu processo e enviaremos os seus tickets conforme o combinado.

Atenciosamente

Equipe Smart Travel

Réplica do consumidor

27/12/2022 às 22:56

Prezados, boa noite.
Obrigada pela pronta resposta, ela publiciza diversas questões que apontei no meu relato.
Primeiramente, cabe deixar claro que em nenhum momento eu sequer dei a entender que a colaboradora foi mal-educada ou demorou para responder as mensagens. Responder argumentando isso é desviar do ponto principal: vocês não cumprem os prazos e jogam o ônus dessa inépcia para mim. Eu estou aguardando os tais sete dias de retorno (que, no começo, eram 72 horas) por dois meses. Repito: dois meses, não sete dias. Não há espaço para vocês concordarem ou não com o meu relato, é exatamente isso que está acontecendo e que vocês confirmaram com essa resposta. De fato, o relato que eu trago trata de uma situação que é sim grave, mas não é uma situação causada por mim. Vocês citam como suporte o que tem sido oferecido, mas o que quero é uma resolução, já que o problema não foi causado por mim.
Novamente vocês me pedem mais sete dias. Novamente vocês deslocam a questão para eu não poder cancelar o contrato para eu não incorrer nas multas estabelecidas por vocês. Reparem que quem não respeita o contrato são vocês e vocês me ameaçam a cobrar multas por um serviço que vocês não prestam. A quebra de contrato por um serviço não realizado não acontece por parte de um consumidor que nunca se recusou a arcar com nenhuma das condições estabelecidas. Quebra de contrato acontece, neste caso, pela empresa que não presta um serviço.
Caminhar novamente para essa questão é de novo a Smart Travel apresentar uma posição omissa para com o consumidor. Meu contrato é com vocês, logo é vocês que precisam resolver essa questão. Não estou ansiosa, estou há dois meses de uma viagem internacional e estou há dois meses sem nenhum posicionamento concreto da empresa.
Vocês firmaram publicamente através do Reclame Aqui que terei um retorno em sete dias. Em sete dias então caberá a vocês virem até aqui para mostrar aos seus potenciais consumidores que estou errada e que este foi um caso excepcional. Até agora vocês não respeitaram nenhum prazo. Vamos ver como fica a partir da publicização da situação.

Réplica da empresa

29/12/2022 às 11:00

Senhora Carla Grião da Silva

Conforme acordado por nós e por nossa consultora, já esta disponível no e-mail da Sra. o novo ticket.

Toda nossa equipe pedi desculpas por qualquer desconforto causado devido a um problema operacional dos nossos parceiros e que estamos trabalhando em conjunto para corrigir eventuais falhas. Apesar do tempo levado para solução, estávamos empenhados em solucioná-lo da melhor maneira e o mais rápido possível dentro das nossas atribuições no processo.

Qualquer dúvida, continuaremos à disposição nos nossos canais de comunicação.

Cordialmente

Equipe Smart Travel

Consideração final do consumidor

30/12/2022 às 10:31

Agradeço a cordialidade da última resposta e a resolução do problema.

O problema foi resolvido?

Reclamação resolvida

Resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

5