Cobrança indevida por danos em cancela após falha no atendimento do estacionamento

Não respondida
Vila Velha - ES
18/12/2025 às 11:27
ID: 235207537
No dia 15 de novembro de 2025, estacionei meu veículo no estabelecimento PLANO SMARK PARK LTDA, localizado na *****, com entrada às 11:38h. Na ocasião, realizei o pagamento antecipado de R$ 30,00 diretamente a um atendente presencial, que me orientou que, em caso de ausência de funcionários no momento da minha saída, eu deveria acionar o interfone ao lado da cancela para liberação remota.
Ao retornar por volta das 19:00h do mesmo dia, acompanhado de minha esposa e meu filho de apenas 5 anos que apresentava urgência fisiológica e extrema irritação , constatei que não havia nenhum funcionário no local. Diante da situação, busquei alternativas: tentei um portão lateral que estava entreaberto, mas travado, e procurei por qualquer atendente físico, sem sucesso. Em seguida, tentei contato pelo interfone da cancela repetidamente, mas não obtive resposta humana, sendo confrontado apenas por gravações ou silêncio absoluto.
Visto que nos encontrávamos indevidamente retidos no local, em situação de vulnerabilidade e urgência familiar, fui forçado a agir para desimpedir a via e garantir nossa saída. Ao tentar levantar a cancela manualmente, notei que a mesma apresentava muita folga e, com um movimento leve, ela se desencaixou da base. Tive o cuidado de acomodar o equipamento no chão, rente ao muro, para evitar que fosse danificado por outros veículos.
Para minha surpresa, no dia 19 de novembro, recebi uma mensagem via WhatsApp da empresa alegando "danos significativos" e apresentando um orçamento abusivo de R$ 2.245,00, exigindo a substituição completa de motor e cancela, além do frete. Ressalto que o equipamento apenas desencaixou, o que evidencia uma falha prévia de fixação ou manutenção, e não uma quebra que justifique a troca total do sistema. Considero a cobrança indevida, infundada e desproporcional, carecendo de qualquer laudo técnico neutro que comprove o suposto dano ao motor.
O incidente foi causado exclusivamente por uma falha grave na prestação de serviço da PLANO SMARK PARK LTDA e pela retenção indevida de minha família. Embora eu tenha mantido contato com a atendente para resolver a questão, e a mesma tenha reconhecido a pertinência da minha indignação quanto aos valores, não recebo retorno da empresa desde o dia 21 de novembro de 2025. Registro esta reclamação para formalizar o ocorrido e exigir uma postura ética e justa da empresa diante de sua própria omissão e falha operacional.