Cobrança Indevida Após Cancelamento de Plano de Saúde Individual

Respondida
Campina Grande - PB
01/06/2026 às 13:28
ID: 250235621
Hoje, 01/06/2026, solicitei o cancelamento do plano de saúde individual do meu filho junto à Smile. Apesar disso, fui informado de que a mensalidade com vencimento em 03/06/2026 continuará sendo cobrada.
Entrei em contato com a central de atendimento da operadora e fui informado de que esse procedimento seria normal. No entanto, entendo que a cobrança é indevida, uma vez que o cancelamento foi solicitado antes do início do próximo período de cobertura e, consequentemente, o beneficiário não utilizará os serviços correspondentes à mensalidade cobrada.
Solicito que a operadora esclareça qual é a base contratual e legal para a cobrança dessa mensalidade após o cancelamento do contrato e, caso não haja justificativa válida, realize imediatamente o cancelamento da cobrança e o estorno de qualquer valor eventualmente debitado.
Caso o problema não seja solucionado, levarei a questão à Agência Nacional de Saúde Suplementar e aos órgãos de defesa do consumidor para análise da legalidade da cobrança.
Aguardo uma solução rápida e definitiva.
Compartilhe
Resposta da empresa
02/06/2026 às 13:57
Boa tarde!
Prezado(a),
Identificamos em sistema que a sua manifestação já foi esclarecida pelo setor financeiro.
Com o intuito de agilizar e garantir seus atendimentos, orientamos que antes de buscar o Reclame Aqui entre em contato com os nossos canais de atendimento.
Maceió AL, João Pessoa PB, Campina Grande PB, Brasília DF: 4007-2057
Demais localidades: (82) 2123-7333 / (82) 4007-2057
Chat online: App Smile Saúde e site www.smilesaude.com.br
Nesta oportunidade informamos a V.Sa., que esta Operadora se coloca ao inteiro dispor para prestar-lhe esclarecimentos que se fizerem necessários.
Atenciosamente.
Smile Saúde