Cobrança indevida e renovação não autorizada do plano Socialmaker

Respondida
Anápolis - GO
15/07/2025 às 13:29
ID: 222134809
ASolicitação de Estorno e Reclamação sobre Cobrança Indevida
Venho por meio desta registrar uma reclamação sobre a renovação indevida do meu plano no sistema Socialmaker e solicitar o estorno imediato do valor cobrado.
Fui cliente do serviço por dois anos. No primeiro ano utilizei a ferramenta de forma esporádica e, ao final do período contratado, recebi aviso sobre a expiração do plano e bloqueio do sistema, como é o procedimento correto. No segundo ano, adquiri o plano novamente com a intenção de utilizar mais frequentemente, inclusive investindo em mais dois equipamentos e contratando mais funcionários.
No entanto, enfrentei diversos problemas técnicos graves: o sistema constantemente bloqueava os números utilizados nas primeiras horas de disparo, gerando custos adicionais com compra de novos chips e perda de produtividade. Por conta dessas falhas, interrompi o uso do serviço antes do término do período contratado, mesmo tendo pago o valor integral.
Para minha surpresa, após mais de quatro meses sem utilizar a ferramenta e sem qualquer comunicação ou autorização da minha parte, a Socialmaker armazenou os dados do meu cartão e efetuou nova cobrança referente a mais um ano de serviço. Essa renovação foi realizada sem meu consentimento, sem aviso prévio e sem qualquer autorização expressa para o salvamento dos dados do cartão, prática que considero abusiva e desonesta.
Ao entrar em contato com o suporte, solicitei o estorno imediato do valor cobrado, porém minha solicitação foi negada sob a alegação de que eu deveria ter cancelado o serviço. Reforço que:
Não autorizei a renovação automática do plano.
Não fui notificada previamente sobre a renovação e nem sobre a cobrança.
Não autorizei o armazenamento dos meus dados de cartão para uso futuro.
Para agravar a situação, vejo hoje que o mesmo serviço está sendo ofertado a novos clientes com valores mais baixos do que eu pagava como cliente antiga. Isso demonstra total falta de respeito e consideração com quem acreditou na ferramenta desde o início.
Diante do exposto, solicito o estorno integral do valor cobrado, no prazo legal de até 5 dias úteis.
Compartilhe
Resposta da empresa
15/07/2025 às 14:46
Olá Carita Rafaela, tudo bem?
Conforme descrito em nosso site e mencionado também no momento da assinatura do plano, você fez a assinatura do plano anual, ou seja, com vencimentos a cada ano. Isso também foi explicado no atendimento que fizemos pelo Whatsapp
Sua assinatura já está cancelada conforme sua solicitação e não será cobrada futuramente. Porém, não é possível estorno do valor, pois os reembolsos só são feitos integramente e no período de garantia.
Sobre os valores, quando você fez a assinatura, ela estava com um valor determinado que também foi promocional. Atualmente o valor entrou em promoção novamente, estando 8 reais a menos do que você pagou na época.
Caso tenha ficado mais alguma dúvida, por favor nos chame no Whatsapp