Reclamação sobre política de alimentação de acompanhantes no Hospital Beneficência Portuguesa

Respondida
Praia Grande - SP
05/04/2026 às 09:38
ID: 245178761
Venho por meio desta registrar uma reclamação formal referente à política adotada pelo Hospital Beneficência Portuguesa quanto à alimentação de acompanhantes.
Atualmente, encontro-me internada nesta unidade hospitalar, e fui informada de que meu acompanhante (meu filho, de 20 anos) não tem direito à alimentação fornecida pelo hospital.
Considero essa conduta extremamente inadequada, especialmente levando em conta que se trata de um hospital particular, onde há pagamento por serviços de assistência à saúde. Além disso, é de conhecimento comum que muitos hospitais, inclusive da rede pública (SUS), oferecem suporte básico ao acompanhante, reconhecendo a importância desse apoio ao paciente durante a internação.
A ausência de alimentação para o acompanhante compromete não apenas o bem-estar dele, mas também impacta diretamente minha recuperação, uma vez que dependo de seu apoio neste momento.
Solicito, portanto:
Esclarecimentos formais sobre a política adotada pelo hospital;
Revisão dessa conduta, considerando o caráter humano e assistencial do serviço prestado;
Uma solução imediata para a situação durante minha internação.
Aguardo retorno com a devida atenção e providências.
Atenciosamente,*****
Compartilhe
Resposta da empresa
06/04/2026 às 15:42
Prezada Vanessa Melo, em atenção à manifestação, esclarecemos que, a Sociedade Portuguesa de Beneficência de Santos é uma instituição filantró[Editado pelo Reclame Aqui] que segue diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a cobertura de despesas para acompanhante durante internação é obrigatória apenas para pacientes menores de 18 anos, idosos (a partir de 60 anos) e pessoas com deficiência, quando indicado.
Para pacientes fora desses critérios, não há obrigatoriedade de custeio por parte da operadora, incluindo alimentação do acompanhante, sendo essa uma política institucional ou serviço opcional.
Reforçamos, no entanto, que reconhecemos a importância do acompanhante no processo de recuperação e permanecemos à disposição para orientações e alternativas disponíveis na unidade.