Cobrança retroativa indevida e falta de transparência no programa Sócio Futebol do Cruzeiro

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Contagem - MG

19/03/2026 às 00:12

ID: 243695101

Sou torcedor do Cruzeiro e sempre procurei contribuir com o clube por meio do programa Sócio Futebol. No entanto, passei por uma situação extremamente frustrante e que considero abusiva.

Eu possuía o plano ativo anteriormente, porém o cartão cadastrado foi cancelado. No dia 05 de março, realizei a reativação do sócio, acreditando que a cobrança passaria a valer a partir daquele momento.

Para minha surpresa, foram lançadas três cobranças retroativas referentes a meses em que eu não estava usufruindo de qualquer benefício do programa. Em nenhum momento, durante o processo de reativação, houve informação clara ou destaque de que haveria cobrança de mensalidades em atraso.

Ao identificar a situação, entrei em contato com o suporte no dia 12/03, portanto dentro do prazo legal de 7 dias previsto no art. 49 do Código de Defesa do Consumidor, que garante o direito de arrependimento e cancelamento da contratação.

Solicitei o estorno das cobranças retroativas ou, caso não fosse possível, o cancelamento completo do plano e das cobranças realizadas.

Foi aberto o chamado *****, e somente no dia 15/03 recebi retorno informando que as cobranças seriam devidas por se tratarem de parcelas em atraso desde dezembro. Entretanto, reforço que:

Não houve utilização do serviço no período cobrado
Não houve informação clara e adequada no momento da reativação
A cobrança retroativa sem transparência fere o art. 6, III do CDC, que garante ao consumidor o direito à informação clara
A prática pode ser considerada abusiva conforme o art. 39, V do CDC, que veda vantagem manifestamente excessiva
Além disso, o consumidor não pode ser cobrado por serviço não prestado ou não disponibilizado de forma efetiva

Mesmo após novo contato e abertura de chamado no dia 16/03, sigo sem qualquer retorno ou solução.

Diante disso, solicito:

O estorno imediato das três cobranças retroativas consideradas indevidas
ou
Caso não seja possível, o cancelamento do plano com estorno integral dos valores pagos, conforme meu direito como consumidor.

Reforço que tenho total interesse em continuar sendo sócio e ajudando o clube do meu coração. Porém, preciso de respeito, transparência e solução justa para este problema.

Aguardo retorno com urgência.

Compartilhe