Cobrança de renovação automática de plano após aviso de não efetivação

Não respondida
Santos - SP
20/08/2026 às 10:09
ID: 256940179
Me aderi ao plano Sócio em 29/01/2025, com duração de 6 meses, 29/07/2025 em recebi um e-mail oficial do Santos Futebol Clube com o título AVISO DE RENOVAÇÃO NÃO EFETUADA. Na mensagem, fui informada de que a tentativa de renovação automática não havia sido concluída e que, caso eu tivesse interesse em continuar com o plano, deveria acessar um link, atualizar meus dados e confirmar a renovação. Diante dessa informação, entendi que o plano não havia sido renovado e, por esse motivo, não realizei nenhum novo procedimento ou contratação.
Posteriormente, recebi um novo e-mail informando que meu plano havia sido renovado com sucesso, gerando uma cobrança de R$ 480,00, parcelada em 12 vezes. Esse segundo e-mail foi direcionado à minha caixa de spam e somente tomei conhecimento dele posteriormente.
Tenho ciência de que o Regulamento do Sócio Rei prevê a renovação automática. No entanto, minha dúvida e a razão desta reclamação estão relacionadas à situação específica da minha renovação, pois recebi previamente uma comunicação oficial do próprio clube informando que a renovação não havia sido efetuada e orientando que eu realizasse uma nova confirmação caso desejasse continuar.
Desde então, procurei o Santos Futebol Clube para tentar esclarecer e solucionar a situação, inclusive apresentando a divergência entre as duas comunicações. O clube informou posteriormente que não poderia realizar o cancelamento do plano em razão da existência de valores em aberto e mencionou o artigo 37, 4, do Estatuto Social, referente à anistia e ao parcelamento de débitos no período que antecede a Assembleia Geral.
Entretanto, não estou solicitando anistia ou parcelamento de uma dívida que reconheço como devida. Estou buscando esclarecimentos e a análise da cobrança, pois existe uma divergência entre a informação inicialmente fornecida pelo clube e a posterior efetivação da renovação.
Dessa forma, gostaria da intermediação do Procon para que o Santos possa esclarecer como e quando a renovação foi efetivada, considerando a comunicação anterior de que ela não havia sido realizada, e para que seja analisada a possibilidade de cancelamento do débito decorrente dessa renovação.
Caso não seja possível solucionar a questão dessa forma, tenho interesse em buscar uma solução consensual com o clube, inclusive mediante negociação do valor, para que a situação seja definitivamente encerrada.
Possuo os e-mails enviados pelo Santos, os registros de atendimento, a cobrança, o Regulamento do Sócio Rei e o Estatuto Social, que poderão ser apresentados para comprovação dos fatos.