Sofá com desbotamento e alteração de cor após 1 ano de uso - Vício oculto e descaso da loja Sofá Shop.RECLAMAÇÃO POR VÍCIO OCULTO VIOLAÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Ponta Grossa - PR

02/02/2026 às 03:48

ID: 239475275

RECLAMAÇÃO POR VÍCIO OCULTO VIOLAÇÃO AO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR
No dia 08 de julho de 2024, adquiri um sofá sob encomenda na Sofá Shop Ponta Grossa/PR, pelo valor aproximado de R$ 5.000,00, sendo o produto vendido como de alta qualidade, durabilidade e longa vida útil.
No momento da compra, o vendedor comentou que a loja sempre orientava seus clientes a investirem em um sofá que fosse comprado para durar no mínimo 10 anos, destacando que trabalhavam com matéria-prima de primeira qualidade, tanto no tecido quanto na madeira, justamente com foco na durabilidade e no uso a longo prazo.
Inicialmente, eu pretendia adquirir um tecido de gramatura/faixa 1, que era mais acessível financeiramente. No entanto, diante das orientações do vendedor, que reforçou que o tecido da faixa 3 seria muito superior em qualidade, resistência e durabilidade, acabei optando por essa opção, pagando um valor significativamente maior.
A decisão foi tomada com base nas informações fornecidas pela loja, acreditando estar adquirindo um produto de alto padrão e com maior vida útil.
A compra foi realizada com grande esforço financeiro, de forma parcelada, tendo sido quitada recentemente.
Ocorre que, em 2026, com pouco mais de 1 ano de uso, o sofá passou a apresentar VÍCIO OCULTO GRAVE, caracterizado por:
Desbotamento total do tecido;
Alteração da cor original grafite para tom avermelhado;
Desbotamento irregular em diversas partes;
Aparência de produto antigo, incompatível com o valor pago e com o tempo de uso.
Trata-se claramente de vício oculto, nos termos do art. 18 do Código de Defesa do Consumidor, pois o defeito não era perceptível no momento da compra e somente se manifestou com o uso normal do produto.
Conforme dispõe o art. 26, 3 do CDC, o prazo para reclamação de vício oculto inicia-se a partir do momento em que o defeito se evidencia, e não da data da compra. Portanto, a alegação de garantia vencida não afasta a responsabilidade da empresa.
Ao entrar em contato com a Sofá Shop, buscando solução, fui informada pela vendedora que:
A garantia estaria vencida;
A loja não poderia fazer nada;
O modelo saiu de linha;
O tecido não existe mais.
Tal postura é abusiva, ilegal e inaceitável.
O fornecedor não pode se eximir de responsabilidade por vício oculto alegando fim de garantia contratual, pois a garantia legal é independente da contratual, conforme prevê o CDC e a jurisprudência.
A conduta da empresa viola diretamente:
Art. 18 do CDC Responsabilidade solidária pelos vícios do produto;
Art. 20 do CDC Direito à reexecução, substituição, abatimento ou restituição;
Art. 6, incisos III e VI Direito à informação e à reparação dos danos;
Art. 30 do CDC Vinculação da oferta;
Art. 39, inciso V Prática abusiva.
O fato de o tecido não existir mais não transfere o prejuízo ao consumidor, pois o risco da atividade econômica é do fornecedor.
Ressalto ainda que:
Aguardei quase 30 dias para receber o sofá;
Confiei nas orientações fornecidas pela loja;
Paguei valor elevado por um produto supostamente superior;
Fui orientada a escolher um tecido de categoria mais alta;
Atualmente possuo um sofá com aparência de antigo após pouco mais de um ano de uso.
Diante do exposto, NÃO RECOMENDO a Sofá Shop de Ponta Grossa, em razão do péssimo atendimento pós-venda e da negação de direitos garantidos por lei.
Aguardo RETORNO URGENTE, sob pena de adoção das medidas cabíveis junto ao PROCON e Juizado Especial Cível.
Não busco favor, mas o cumprimento da lei e o respeito ao consumidor.

Compartilhe

Resposta da empresa

02/02/2026 às 09:55

A compra do produto foi efetuada no dia 08/07/2024, na ocasião foi entregue ao cliente o termo de garantia do produto, no verso do pedido de compra, contemplando um prazo de 180 dias da garantia legal, destacando também, que não cobre defeitos por desbotamento natural dos produtos. Portanto, o prazo já está expirado a quase um ano, não cabendo mais a garantia. Destacamos que a Sofa Shop nunca se negou a prestar assistência a quaisquer produtos vendidos que estiverem dentro do prazo de garantia fornecido.

Réplica do consumidor

02/02/2026 às 10:54

Eu comprei um sofá na casas Bahia que durou 12 anos, ficou velho na densidade da espuma um pouco, porém o tecido nunca rasgou, e a cor não desbotou, vendi ele poque era modelo antigo, porque a espuma já estava um pouco afundada, mas vendi porque não queria mais ele, porque a qualidade do produto era excelente, e um sofá comprado em loja normal Casas Bahia. Quando procurei uma loja especializada em sofá pra fazer do jeito que eu queria, foi pensando que esse duraria no mínimo 5 anos, o desgaste com o tempo é óbvio, mas jamais eu jamais pensei que um sofá comprado espuma loja tão renomada c9monse dizem, fosse ficar do jeito que ficou o tecido, horrível, a cor do tecido nas costas do sofá simplesmente de cinza chumbo está avermelhado como nas fotos aí que mandei, tem vários pontos assim, e isso que em casa é só eu e meu esposo , um sofá de 5mil quase ficar desse jeito é inadmissível. É pior é loja não ajudar com uma solução, eu até pedi pra fazer as capas de aonde desbotou que eu pagava, mas nem isso quiseram fazer. Não me ajudaram com nenhuma solução, ao menos dizer onde teria esse tecido. Como cliente estou muito decepcionada, antes tivesse comprado em loja normal que não teria tido esse problema, ao menos teria pago mais em conta pra ter algo de péssima qualidade.

Réplica do consumidor

02/02/2026 às 10:54

Eu comprei um sofá na casas Bahia que durou 12 anos, ficou velho na densidade da espuma um pouco, porém o tecido nunca rasgou, e a cor não desbotou, vendi ele poque era modelo antigo, porque a espuma já estava um pouco afundada, mas vendi porque não queria mais ele, porque a qualidade do produto era excelente, e um sofá comprado em loja normal Casas Bahia. Quando procurei uma loja especializada em sofá pra fazer do jeito que eu queria, foi pensando que esse duraria no mínimo 5 anos, o desgaste com o tempo é óbvio, mas jamais eu jamais pensei que um sofá comprado espuma loja tão renomada c9monse dizem, fosse ficar do jeito que ficou o tecido, horrível, a cor do tecido nas costas do sofá simplesmente de cinza chumbo está avermelhado como nas fotos aí que mandei, tem vários pontos assim, e isso que em casa é só eu e meu esposo , um sofá de 5mil quase ficar desse jeito é inadmissível. É pior é loja não ajudar com uma solução, eu até pedi pra fazer as capas de aonde desbotou que eu pagava, mas nem isso quiseram fazer. Não me ajudaram com nenhuma solução, ao menos dizer onde teria esse tecido. Como cliente estou muito decepcionada, antes tivesse comprado em loja normal que não teria tido esse problema, ao menos teria pago mais em conta pra ter algo de péssima qualidade.

Réplica da empresa

02/02/2026 às 11:10

A garantia do seu estofado já venceu a mais de um ano. As condições do desbotamento são variáveis do uso e do ambiente de cada domicilio.
Todos os produtos que apresentaram problemas dentro do prazo de garantia foram resolvidos pela Sofa Shop.

Réplica do consumidor

02/02/2026 às 11:48

Parabéns pela empresa de vocês que vende um sofá de 5mil reais que o cliente manda fazer, espera 45 dias de prazo, e quando recebe o produto, ele praticamente é descartável com 1 ano de uso. Se é assim então porque vocês não colocam as claras para o cliente que ele está pagando caro por um [Editado pelo Reclame Aqui] de produto que só vai durar exatamente 1 não? Assim seria bem honesto, o cliente compraria consciente. Quem é que faz um sofá ou qualquer outro móvel pra sua casa pagando caro por um sonho, pra só durar 1 ano? Você que está respondendo por essa empresa acha justo? Acha honesto?

Réplica do consumidor

02/02/2026 às 11:48

Parabéns pela empresa de vocês que vende um sofá de 5mil reais que o cliente manda fazer, espera 45 dias de prazo, e quando recebe o produto, ele praticamente é descartável com 1 ano de uso. Se é assim então porque vocês não colocam as claras para o cliente que ele está pagando caro por um [Editado pelo Reclame Aqui] de produto que só vai durar exatamente 1 não? Assim seria bem honesto, o cliente compraria consciente. Quem é que faz um sofá ou qualquer outro móvel pra sua casa pagando caro por um sonho, pra só durar 1 ano? Você que está respondendo por essa empresa acha justo? Acha honesto?

Réplica da empresa

02/02/2026 às 14:51

o assunto já foi respondido

Réplica do consumidor

02/02/2026 às 15:01

Empresa [Editado pelo Reclame Aqui]. E é isso. Nada resolvem e só falam , não dão a mínima ao consumidor. pra quem entrar aqui é quiser saber dessa loja, fica aí meu relato, não indico pra ninguém. Se quiserem comprar coisa que não presta é nessa loja

Réplica da empresa

02/02/2026 às 15:26

Sem comentarios

Réplica do consumidor

02/02/2026 às 16:06

Claro que é sem comentários, vocês só [Editado pelo Reclame Aqui] dinheiro dos clientes, coloquem uma placa na frente da loja informando para os clientes que o que vocês vendem aí na loja por valores exorbitantes não condiz com qualidade do produto que vocês vendem que não presta, assim o cliente fica ciente que está comprando um [Editado pelo Reclame Aqui] de mercadoria. Nunca vi na minha vida um produto caríssimo desbotar um tecido tão rápido e ficar do jeito que ficou em 1 ano após a compra, se tivesse comprado em loja fundo de quintal teria durado bem mais, não é a toa que loja era em um prédio enorme e fechou, agora estão em outro espaço, não aguentaram nem se estabelecer onde estavam, assim ninguém se sustenta mesmo. Sejam mais compreesivos com os clientes de vocês, sejam mais humanos e transparente. Negócio nenhum prospera assim. Passar bem. E mais uma vez por todos os comentários que os possíveis consumidores venham a olhar aqui, deixo bem claro ESSA LOJA NÃO ESTÁ NEM AI COM O CLIENTE, eles só querem teu dinheiro, entregam um [Editado pelo Reclame Aqui] descartável por um ano e você que se lasque. Compre outro sofá como uma atendente teve a cara de pau de me dizer.

Réplica do consumidor

02/02/2026 às 16:06

Claro que é sem comentários, vocês só [Editado pelo Reclame Aqui] dinheiro dos clientes, coloquem uma placa na frente da loja informando para os clientes que o que vocês vendem aí na loja por valores exorbitantes não condiz com qualidade do produto que vocês vendem que não presta, assim o cliente fica ciente que está comprando um [Editado pelo Reclame Aqui] de mercadoria. Nunca vi na minha vida um produto caríssimo desbotar um tecido tão rápido e ficar do jeito que ficou em 1 ano após a compra, se tivesse comprado em loja fundo de quintal teria durado bem mais, não é a toa que loja era em um prédio enorme e fechou, agora estão em outro espaço, não aguentaram nem se estabelecer onde estavam, assim ninguém se sustenta mesmo. Sejam mais compreesivos com os clientes de vocês, sejam mais humanos e transparente. Negócio nenhum prospera assim. Passar bem. E mais uma vez por todos os comentários que os possíveis consumidores venham a olhar aqui, deixo bem claro ESSA LOJA NÃO ESTÁ NEM AI COM O CLIENTE, eles só querem teu dinheiro, entregam um [Editado pelo Reclame Aqui] descartável por um ano e você que se lasque. Compre outro sofá como uma atendente teve a cara de pau de me dizer.