Sistema de energia solar parado há 4 meses, sem solução da Solar Edge e Elektro, gerando prejuízo.

Respondida
São José do Rio Preto - SP
03/02/2026 às 14:09
ID: 239643295
Boa tarde, estou com meu sistema parado desde o dia 21/10/2025, onde foi aberto assistência através do instalador Solar Bens Energia Solar, CNPJ *****. O mesmo compareceu no local, fez todos os testes de energia e instalação, e informou que estava tudo em perfeito funcionamento, e que foi realizado uma parametrização no inversor e o sistema voltaria a funcionar normalmente. Ocorre que o problema persistiu, e foram abertos dois protocolos junto a Solar Edge, nr. ***** e *****. Segundo relatado pelo instalador, a solar edge informou que e rede estava com oscilação de energia e por isso o sistema não estava funcionando.
Foram abertos diversos chamados junto a Elektro para analise da tensão, protocolos *****, *****, ***** e ***** em todas as visitas não apresentava alteração de tensão. A Solar Edge ainda insistia que esta havendo oscilação de energia, onde foi solicitado junto a Elektro a instalação de um analisador de energia, oque foi feito e mais uma vez a companhia informou que o problema é no inversor.
Ate o momento a solar edge seque se dirigiu ao local para realização de testes, esta prestando somente atendimento remoto e ate o momento ninguém resolve nada, fica um jogo de empurra entre o instalado e a solar edge, e com isso já faz mais de 4 meses que não gero energia, quem vai arcar com esse prejuízo.
Não recomendo os produtos Solar Edge, muito bom enquanto funcionam, quando precisa da garantia ninguem resolve nada. Caso não seja resolvido por aqui, não restara outro meio, senão as vias judiciais para resolver o caso.
Compartilhe
Resposta da empresa
28/04/2026 às 12:57
Boa tarde, Sr. Paulo Eduardo,
Primeiramente, lamentamos toda a experiência negativa. Nosso objetivo é esclarecer os pontos e, principalmente, resolver o problema de forma definitiva.
Após a abertura dos protocolos mencionados, nossa equipe de suporte realizou diversas análises remotas, nas quais foram identificadas recorrentes paradas de geração por sobretensão na rede elétrica condição que, por norma, obriga o inversor FV a interromper a operação para garantir a segurança da instalação e das pessoas.
Com o objetivo de reforçar nosso compromisso com a solução, acionamos um parceiro de serviços para a realização de uma visita técnica presencial, a qual ocorreu em 03/03/2026.
Durante a vistoria, foi constatado dano térmico no cabo do transformador, equipamento este externo ao inversor SolarEdge. O responsável técnico da usina, que acompanhou a visita, foi devidamente orientado a acionar a concessionária de energia para as providências cabíveis.
Essa constatação reforça trata-se de uma condição externa ao equipamento SolarEdge, não relacionada a defeito ou falha do inversor. Ainda assim, mesmo não sendo de responsabilidade da SolarEdge, os custos dessa visita técnica foram integralmente cobertos por nossa empresa, como forma de apoio ao cliente.
Permanecemos à disposição para eventuais esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
Equipe SolarEdge Brasil