Inversor Solis com falha grave de monitoramento Suporte técnico não resolve.

Não respondida
Brasília - DF
13/05/2026 às 13:51
ID: 248539385
Venho por meio desta registrar uma reclamação formal referente a um problema técnico recorrente no sistema de monitoramento de um inversor da marca Solis, instalado e em funcionamento em sistema de energia solar fotovoltaica.
Na data de hoje, nossa equipe técnica esteve no local desde 08:00 da manhã até às 13:00, realizando todos os procedimentos de diagnóstico possíveis para restabelecer a comunicação do inversor com a internet, pois o equipamento não conecta ao sistema de monitoramento remoto, inviabilizando o acompanhamento da geração de energia pelo cliente e pela equipe técnica responsável.
Durante todo esse período, permanecemos em contato direto com o suporte técnico da Solis Brasil, realizando todos os testes solicitados, incluindo:
Verificação completa da rede de internet no local;
Testes no datalogger;
Reinicializações conforme orientação do suporte;
Testes de conectividade e configuração;
Conferência de parâmetros de rede e sinal.
Mesmo após 5 horas de tentativa, seguindo rigorosamente todas as orientações do próprio suporte técnico da fabricante, o problema não foi solucionado, e a única orientação final recebida foi para que registrássemos uma reclamação formal.
Ressaltamos que:
O sistema de internet do local está plenamente funcional;
Todos os demais equipamentos conectam normalmente à rede;
O problema está claramente relacionado ao equipamento Solis (datalogger / comunicação do inversor);
O cliente fica impossibilitado de acompanhar a geração do seu próprio sistema;
A equipe técnica teve prejuízo de tempo e deslocamento sem resolução do problema por falha do equipamento/fabricante.
É inadmissível que um equipamento novo, de marca reconhecida no mercado, apresente falha básica de comunicação e que o próprio suporte técnico não consiga resolver após horas de atendimento.
Solicitamos uma solução imediata e definitiva, podendo ser:
Substituição do datalogger;
Substituição do inversor;
Ou envio de equipamento novo que restabeleça o monitoramento corretamente.
Ficamos no aguardo de uma solução urgente, pois o cliente está sendo diretamente prejudicado pela falha do equipamento e pela ineficiência do suporte técnico.
Atenciosamente, *****