Reembolso de 80% entre 30 a 40 dias

Não resolvido
Poços de Caldas - MG
19/05/2025 às 21:51
ID: 217500621
Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano
Ver todas ReclamaçõesComprei um curso de psicanálise no Instituto Somata por 399 reais dia 14/5/2025. Entendi que eu não poderia cumprir os requisitos para a conclusão do curso e me arrependi da compra. Solicitei o cancelamento da matrícula e o reembolso, quando fui informada que teria direito a 80 por cento do valor da compra em um pra de 30 a 40 dias. Isto fere o Código de Defesa do Consumidor Brasileiro, que garante o direito de arrependimento em 7 dias para as compras online sem ter que o consumidor justificar e o reembolso deve ser imediato. Solicito 100% do valor da compra o quanto antes.
Compartilhe
Resposta da empresa
20/05/2025 às 11:26
Recebemos sua solicitação e, mais uma vez, vamos esclarecer com total transparência:
Ao adquirir o curso no dia 14/05/*******, você foi informada por e-mail sobre a política de reembolso, incluindo o percentual de devolução (80%) e o prazo (30 a 40 dias), e concordou expressamente com essas condições.
Posteriormente, você voltou atrás no pedido de cancelamento, afirmando que gostaria de continuar no curso porque estava gostando da experiência. Mesmo assim, após nova solicitação de cancelamento, reafirmamos a política vigente, à qual você novamente demonstrou ciência e concordância.
Diante disso, causa estranheza o teor da sua nova mensagem, que desconsidera totalmente os registros e a comunicação anterior, como se nenhuma orientação tivesse sido dada. Esse tipo de postura, infelizmente, tem se tornado comum em tempos onde muitos esquecem que estão lidando com uma instituição de ensino uma escola e não uma loja de produtos descartáveis.
Nos perguntamos: o que está acontecendo com a relação das pessoas com a educação no Brasil?
Hoje, vemos indivíduos tratando formação intelectual e profissional como se fosse uma peça de roupa que pode ser devolvida caso não agrade após o primeiro contato. Educação exige comprometimento, responsabilidade e respeito, e não deve ser tratada como uma mercadoria de impulso.
No Instituto Somata, seguimos com o compromisso de manter a qualidade do ensino, a ética e o respeito às normas que regem tanto o ambiente educacional quanto as relações com nossos alunos.
O processo de reembolso parcial, conforme acordado, segue em andamento dentro do prazo informado.
Nos mantemos à disposição pelos canais oficiais.
Réplica do consumidor
20/05/2025 às 11:42
O Código de Defesa do Consumidor Brasileiro é claro. Estão deturpando minhas falas.
Réplica da empresa
20/05/2025 às 12:40
Em momento algum tivemos a intenção de deturpar suas falas, e lamentamos que tenha interpretado dessa forma. Nosso objetivo sempre foi esclarecer os fatos com respeito e transparência.
Sobre o Código de Defesa do Consumidor, temos total ciência de sua aplicação. No entanto, é importante reforçar que, diferente de uma loja de produtos de consumo imediato, estamos tratando de um serviço educacional, com acesso liberado, conteúdo disponibilizado e suporte oferecido desde o início o que caracteriza prestação de serviço efetiva, conforme os parâmetros legais.
Não se trata de desrespeitar o CDC, mas de aplicar corretamente seus princípios dentro do contexto de uma instituição de ensino, que possui regras próprias de funcionamento e prazos operacionais, os quais foram devidamente informados.
Seguimos à disposição para resolver qualquer pendência de forma ética, profissional e dentro dos canais apropriados.
Réplica do consumidor
20/05/2025 às 13:03
O prazo de 30 a 40 dias para reembolso é abusivo e fere os direitos do consumidor. O reembolso deve ser em ******* por cento do valor da compra e em poucos dias
Consideração final do consumidor
20/05/2025 às 13:04
Eles não admitem o CÓDIGO de Defesa do Consumidor Brasileiro como parâmetro para ressarcimento da compra
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
4
Consideração final da empresa
20/05/2025 às 13:06
Reiteramos que, no momento da solicitação de cancelamento, você foi informada com clareza sobre nossa política de reembolso, incluindo o percentual de devolução (80%) e o prazo de 30 a 40 dias para processamento. Você concordou com esses termos, o que foi devidamente registrado em nossa comunicação.
A instituição cumpre com transparência sua política de prestação de serviço educacional, baseada no acesso imediato ao conteúdo, ativação da matrícula e atendimento já prestado. Esses custos operacionais justificam a retenção parcial, assim como ocorre em diversos setores, inclusive no educacional e no de eventos, onde há encargos imediatos a partir da inscrição.
O reembolso está sendo processado dentro do prazo informado, e não há ilegalidade ou prática abusiva, considerando que houve ciência e anuência expressa da parte solicitante.
Nos mantemos à disposição para qualquer dúvida pelos canais oficiais.