Reclamação não resolvidaNão resolvido

Cancelamento indevido, contrariando o CDC

Sou Barato
São Paulo - SP
24/05/2022 às 15:00
ID: 143943773
    Status da reclamação:
    Reclamação não resolvidaNão resolvido

    Dia 21/05/2022 fiz um pedido no app sou barato, de número 07-7429732 e, na tarde de hoje, 24/05/2022, por algum motivo, ele foi cancelado sem meu consentimento e contrariando o artigo 35 do CDC (Código de Defesa do Consumidor).

    A compra já estava inclusive com o valor sendo cobrado na minha fatura, conforme um dos prints anexados aqui. Agora eu fico sem o meu limite disponível no cartão por alguns dias já que o valor está sendo cobrado, fico na frustração de ter pensado que havia adquirido o produto, com menos confiança na loja e ainda perco a oferta de cashback, enfim, na prática, um desconto de quase R$ 200 para um produto que já estava com um bom preço. Prejuízo de tempo, energia e dinheiro.

    Toda essa situação foi causada provavelmente por falta da minha confirmação via algum SMS ou ligação que o Soub deve ter feito para que eu possa confirmar a compra, semelhante a uma que recebi agora e também em outra compra em outras lojas do mesmo grupo de e-commerce que é dona do Soub (Americanas/B2W).
    Porque o grupo Americanas (antigo B2W), que é dona desta loja, aderiu a essa forma BURRA de adicionar mais uma camada de segurança (leia-se "burocracia") aos seus pagamentos, como se não bastasse ser necessário SENHA para acessar o Ame, como se eu já não estivesse fazendo o pedido pro meu endereço de sempre e que é também o endereço de faturamento e como se eu já não tivesse feito a AUTENTICAÇÃO do meu cartão no Ame anteriormente, que foi a plataforma onde fiz a compra. O mínimo que deviam fazer, se foi esse mesmo o caso, era avisar que iam ou poderiam ligar ou mandar SMS, no momento da compra, e não nos deixar às cegas. Além de tudo isso, estamos em pleno 2022, onde, por falta de cobertura de rede da operadora, muita gente usa apenas o Wi-Fi e fica indisponível para receber SMS e ligações. Ou ainda, por falta de tempo ou organização de mensagens, muita gente acaba não vendo tais SMS ou ligações. Há ainda quem opte por não usar a rede do celular para economizar bateria e saúde de bateria (meu caso). Custava avisar? EVOLUAM!!!

    Não resolvendo a questão por aqui, apelarei para o Procon e consumidor.gov ou ainda, se necessário, algum meio judicial.

    Compartilhe

    Resposta da empresa

    25/05/2022 às 09:46

    KAIQUE

    Bom dia.

    O seu pedido foi cancelado por uma divergência nos dados do seu cadastro. O time responsável será acionado para te informar o motivo do cancelamento.

    Encaminhamos todas as orientações necessárias via mensagem privada. Caso não esteja na caixa de entrada, verifique a pasta de SPAM.

    Todo o acompanhamento será realizado pelo Reclame Aqui, através de mensagens privadas.

    Estou à disposição caso haja alguma dúvida.

    Claudineia Santos
    Serviço de Atendimento ao Cliente
    Atendimento Especial Soubarato
    Segunda à Sexta das 08:00 ás 17:30

    Réplica do consumidor

    25/05/2022 às 15:28

    Vou precisar mesmo saber qual divergência foi essa, porque já comprei nessa loja e já fiz várias outras compras em outras lojas do grupo B2W, todas com esse mesmo cartão e outros que sempre uso e todas com sucesso. Esta compra inclusive, pelo que verifiquei aqui, foi aceita (tenho e-mail aqui informando pagamento aprovado). Ou seja, não só não houve divergência como a compra foi aprovada e passou três dias como aprovada. Não conseguindo resolver por este meio, buscarei auxílio do Procon.

    Réplica da empresa

    25/05/2022 às 15:52

    O time responsável será acionado para te informar o motivo do cancelamento.

    Réplica do consumidor

    25/05/2022 às 15:57

    Lembrando que raramente fico disponível pelo celular, ficando frequentemente disponível pelo meu e-mail e WhatsApp do número do meu cadastro. Estou realmente curioso para saber qual foi essa divergência que fez com que uma compra com pagamento aprovado (confirmado por e-mail) e já com cobrança no meu cartão fosse cancelada três dias depois.

    Réplica da empresa

    25/05/2022 às 16:40

    Por favor atenda ao telefone, o setor somente entra em contato via telefone.

    Réplica do consumidor

    25/05/2022 às 18:52

    Estamos em pleno 2022. Nem todo mundo deixa a rede do celular disponível porque gasta mais bateria, saúde da bateria e nos deixa disponíveis para receber as várias ligações de marketing e engano. EVOLUAM! Custa responderem via e-mail ou continuarem por aqui, via Hug.me? Parecem fazer de tudo para se isentarem de ter de resolver o problema

    Consideração final do consumidor

    25/06/2022 às 04:44

    Atendimento arcaico e desrespeitoso porque a atendente vem me dizer, via Hug.me, que EU NÃO QUERO ATENDER O TELEFONE, quando eu sequer tinha sinal de telefone no meu bairro na hora e dia em que ela ligou. Também não deram outra opção de resposta nem de agendamento de ligação, sequer me responderam mais. Estou levando o caso pro Procon e Consumidor.gov.

    O problema foi resolvido?
    Reclamação não resolvidaNão resolvido
    Voltaria a fazer negócio?
    Não
    Nota do atendimento
    0
    RA1000
    RA1000
    8.9/ 10

    Está com problemas com Sou Barato?

    Reclamar