Cobrança de recurso após indeferimento por falha da empresa

Resolvido
Ametista do Sul - RS
12/08/2026 às 12:41
ID: 256276089
o inpi indeferiu meu processo por documentacao incorreta. a responsabilidade do envio da documentacao era da souza brasil. mesmo assim chegou um boleto de recurso pra eu pagar
Compartilhe
Resposta da empresa
12/08/2026 às 14:35
Joaquim, boa tarde!
Lamentamos o transtorno e compreendemos sua insatisfação diante do indeferimento do processo.
Esclarecemos que o indeferimento é uma decisão proferida pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI), órgão responsável pela análise e decisão dos processos, não sendo uma decisão tomada pela Souza Brasil.
Em relação ao seu atendimento, informamos que o caso já foi analisado e solucionado. Conforme previsto em nossa obrigação contratual, realizamos o acompanhamento do processo e, diante da publicação do despacho pelo INPI, temos o dever de notificar e orientar o cliente quanto ao teor da decisão e aos respectivos prazos para adoção das medidas cabíveis, incluindo a possibilidade de apresentação de recurso.
O boleto mencionado refere-se justamente à possibilidade de interposição de recurso administrativo perante o INPI e não significa que o indeferimento tenha sido causado pela Souza Brasil.
Reforçamos que permanecemos à disposição para prestar os esclarecimentos necessários e que o caso foi devidamente tratado por nossa equipe.
Atenciosamente,
Consideração final do consumidor
17/08/2026 às 17:38
Depois da reclamação, analisaram o despacho, separaram o que era taxa oficial do recurso e o que caberia à própria empresa. A Souza Brasil protocolou a medida sem me cobrar o valor adicional e passou a atualização do processo. A solução veio, mas eu esperava que conferissem os documentos antes do primeiro envio, não somente depois do indeferimento.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
8