Ar-condicionado com defeito após 6 meses de uso. Negativa de assistência técnica

Springer Midea
Fortaleza - CE
27/01/2022 às 14:08

O ar-condicionado foi comprado em julho de 2021 e apresentou defeito em janeiro de 2022. Entrou-se contato com a empresa MIDEA, porém não consegui ativar o serviço de assistência técnica com a alegação de "perda da garantia" porque a instalação foi feita por "terceiro não credenciado". Na realidade, não sei se foi credenciado ou não, pois não me qual empresa contratei para instalar, tendo em vista a pesquisa de preço em mais de uma antes de escolher qual contratar. Não tenho nota de serviço da empresa que o instalou, mas tenho a nota fiscal da loja e o seguro adicional que contratei no momento da compra. Acredito que a alegação de instalar por empresa não autorizada não possui embasamento legal, pois a mera instalação é um fato externo que não deve, por si só, afastar a garantia de 1 ano que a empresa se propõe a oferecer ao consumidor. Assim, por meio dessa reclamação pretendo uma solução para o problema, ou seja, que a assistência técnica preste o serviço de garantia, haja vista estar dentro do prazo. Ademais, o cliente não pode se limitar a contratar a empresa vinculada à empresa, pois a instalação não é a mesma coisa que reparo, não havendo motivo para afastar a garantia.

28/01/2022 às 09:24

Olá, Clarissa!

Recebemos a sua manifestação, pedimos desculpas pelo transtorno e nos colocamos a disposição.

Conforme conversamos, recomendamos que qualquer tipo de intervenção no produto seja realizada pela nossa Rede Autorizada pois, desta forma, garantimos a qualidade técnica e efetividade do serviço prestado, além da possibilidade da nossa ajuda em quaisquer situações decorrentes.

Todos os produtos duráveis possuem prazo de garantia legal de 90 dias (3 meses) impreterivelmente. Portanto, ao término da garantia a fabricante somente possui responsabilidade em prestar atendimento para fornecimento de peças, por um período razoável.

Conforme política de garantia, a condição de instalação com credenciada Midea Carrier / Springer garante a extensão da garantia por mais 9 (nove) ou 21 (vinte e um) meses. Fica a critério do consumidor instalar com credenciada ou não, pois independente disso você terá a garantia legal de 90 dias. Caso opte em instalar com credenciado, a Midea Carrier / Springer concede a extensão da garantia a qual será somada com a legal, perfazendo o total de 12 ou 24 meses.

No seu caso, verificamos que a instalação no produto foi feita por uma assistência não credenciada Springer Midea, desta forma não podemos garantir a qualidade do serviço realizado.
Todas e quaisquer informações pertinentes ao uso do equipamento, funções e garantia de fábrica devem ser explicitadas em manual que acompanha o produto. Inclusive disponível em nosso site: https://www.mideadobrasil.com.br/pt/produtos/interna/483/split-springer-midea-9.000-btu-h-frio

Contudo, em caráter de exceção, apresentamos uma proposta de solução para você.
Enviamos um e-mail e mensagem privada, solicitando alguns dados e informações necessárias ´para continuidade, aguardamos seu retorno.

Fique tranquila, sua reclamação não está encerrada, acompanharemos até a conclusão, caso precise retorne em modo privado que logo te responderemos.

Fabiana Nagao – Springer Midea

Central de atendimento:
- 3003 1005 (Capitais e regiões metropolitanas );
- 0800 648 1005 (Demais localidades);
- Chat: http://www.mideadobrasil.com.br/pt/faleconosco ;
* De segunda a sexta das 08h às 20h e sábados, das 08h às 14h.

22/02/2022 às 15:53

A empresa insiste que a instalação deve ser feita apenas com a empresa autorizada sob pena de perca da garantia. Mandou um técnico em cortesia para avaliar a máquina e, caso fosse defeito de fábrica, haveria o reparo dentro da garantia. Todavia, o técnico da autorizada veio no dia 1/02/22, alegou defeito na instalação e o reparo seria instalar novamente, colocar gás e manutenção preventiva totalizando R$ 760,00 reais tudo. Entrei em contato com outra empresa para uma perícia independente e me deram como diagnóstico o defeito de comunicação entre as placas, bem como afirmaram que a instalação está correta e que não há necessidade de complementação de gás. Sendo assim, a demanda ainda não foi resolvida.

Está com problemas com Springer Midea?