Cancelamento de curso antes do início com cobrança de multa abusiva e mau atendimento

Não resolvido
Belo Horizonte - MG
15/05/2026 às 14:38
ID: 248762251
Contratei o curso, porém antes mesmo do início das aulas tive problemas pessoais e solicitei o cancelamento.
Inicialmente, entrei em contato informando minha intenção de cancelamento por uma emergência financeira. No entanto, durante o atendimento fui orientado a aguardar alguns dias e ver se conseguiria manter a inscrição, o que me levou a adiar a decisão com base nessa sugestão.
Posteriormente, ao confirmar o cancelamento, fui informado de que haveria cobrança de 20% do valor total do curso como multa/custo operacional, mesmo sem ter assistido nenhuma aula ou utilizado qualquer serviço da plataforma.
O ponto que considero abusivo é que já existe cobrança de matrícula/taxa de ingresso separadamente, o que teoricamente já deveria cobrir custos administrativos iniciais. Ainda assim, foi exigido o pagamento de aproximadamente ***** apenas para efetivar o cancelamento antes do início das aulas.
Além disso, durante o atendimento, foi mencionado que o contrato possui validade jurídica e que poderia haver encaminhamento para órgãos de proteção ao crédito (SPC/SERASA) em caso de não pagamento, mesmo sem utilização do serviço contratado.
O atendimento foi extremamente decepcionante. Não houve postura de escuta ou tentativa real de solução. A condução foi fria e repetitiva, sempre baseada apenas na cláusula contratual, sem qualquer abordagem mais humanizada ou flexível.
Entendo que contratos devem ser respeitados, mas também acredito que boa-fé e razoabilidade deveriam ser considerados, especialmente em um cancelamento antes do início do serviço.
Fica o alerta para quem pretende contratar: analisem com atenção as cláusulas de cancelamento antes de fechar o curso.
Compartilhe
Resposta da empresa
18/05/2026 às 16:52
Olá, sentimos muito pela sua insatisfação, porém todas essas informações são previamente informadas no ato de matricula/assinatura do contrato, nós apresentamos alternativas como reagendamento de inicio, negociação de pagamentos ou troca de turma mediante negociação, alem da recisão contratual previamente acordada e também seguindo todas as normas e jurisprudências vigentes conforme o código de defesa do consumidor que sobrepõe qualquer contrato
Réplica do consumidor
18/05/2026 às 17:44
A informação sobre a taxa de cancelamento não foi apresentada de forma clara no momento da matrícula, e só tomei conhecimento dela quando solicitei o cancelamento. O fato de existir uma cláusula no contrato não muda que essa informação deveria ter sido destacada previamente ao consumidor de forma transparente.
Minha reclamação é justamente pela falta de clareza durante a contratação e pela surpresa da cobrança apenas no momento do cancelamento.
Réplica da empresa
19/05/2026 às 10:01
Compreendemos o seu ponto de vista e respeitamos a sua percepção em relação à clareza das informações no momento da contratação. Reforçamos que todas as condições, incluindo a política de cancelamento, são apresentadas em contrato no ato da matrícula, sendo orientada a leitura antes da assinatura.
De toda forma, seu feedback é muito importante e será considerado para aprimorarmos ainda mais a forma como comunicamos essas informações aos nossos alunos.
Verificamos que o cancelamento já foi realizado conforme solicitado e finalizado de acordo com as condições contratuais.
Permanecemos à disposição e desejamos sucesso em seus próximos passos.
Consideração final do consumidor
19/05/2026 às 15:07
Sem qualquer comprometimento com os clientes, priorizando o lucro sobre serviços não prestados e tentando se justificar por meio de um contrato com multa de rescisão abusiva.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
1