Aparelho auditivo Starkey com defeito antes de 4 anos e alto custo de reparo

Em réplica
São Paulo - SP
30/09/2025 às 15:22
ID: 228180095
Comprei um par de aparelhos de ouvidos em 2021, da marca Starkey. O preço de aparelhos são caros, portanto, apesar de não estarem mais na garantia após 2 anos, deveriam durar pelo menos 5 anos. Isso é o que vejo em outras marcas.
Ocorre que antes de completar 4 anos de uso, um dos lados ficou com defeito. O carregador também deixou de funcionar em um dos lados.
A empresa representante (que não vende mais aparelhos dessa marca) me pediu R$ 1.200 por cada lado do ouvido, pagos antecipadamente e antes mesmo de saber qual seria o defeito. O carregador seria cobrado a parte. Além disso, a garantia seria de apenas 3 meses. Tentei falar na empresa por whatsapp, mas as respostas são apenas de um robo.
Ora, um equipamento que custa mais de R$ 14 mil e não dura nem 4 anos??? O que acho correto seria mandar o aparelho para a empresa que veria quanto fica o conserto e me retornaria, mas não é isso que ocorre.
Compartilhe
Resposta da empresa
09/10/2025 às 16:27
Olá!
Agradecemos por compartilhar sua experiência e entendemos totalmente sua insatisfação.
Gostaríamos de esclarecer que o atendimento realizado por nossos canais é personalizado e não robotizado, todas as mensagens são acompanhadas por profissionais preparados para oferecer o melhor suporte possível.
Sobre os valores mencionados, informamos que a Starkey não realiza diretamente os atendimentos ao consumidor final, por isso não temos como garantir que o orçamento informado por um distribuidor será exatamente o mesmo de outro. Cada distribuidor pode adotar sua própria política de análise e cobrança, o que pode resultar em diferenças nos valores.
Caso deseje, podemos ajudá-lo a localizar outro centro de atendimento autorizado para que possa comparar os valores e condições.
Estamos à disposição para auxiliá-lo da melhor forma possível.
Atenciosamente,
Equipe Starkey Brasil
Réplica do consumidor
19/10/2025 às 10:24
As duas autorizadas me deram o mesmo valor e disseram que a fábrica que os estipula. Tem que pagar antecipado, mesmo não sabendo qual o defeito do aparelho. No caso era de R$ 1.******* por cada aparelho. O que questiono (e essas respostas não foram dadas) é: porque o custo de conserto é tão elevado? porque não dura nem 4 anos? porque não verificar o defeito e depois disso dar o preço do conserto?
Réplica da empresa
23/10/2025 às 14:57
Olá!
Agradecemos seu retorno e compreendemos plenamente sua preocupação, razão pela qual reforçamos nosso compromisso com a transparência, a boa-fé e o atendimento conforme o Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.*******/90).
Cumpre esclarecer que a Starkey do Brasil Ltda. atua exclusivamente como fabricante de aparelhos auditivos, não realizando vendas diretas nem orçamentos de conserto ao consumidor final. Os atendimentos e diagnósticos são executados por centros técnicos e distribuidores independentes, devidamente autorizados pela Starkey, que possuem autonomia comercial e técnica para definir valores e condições de serviço, observadas as diretrizes de qualidade e segurança estabelecidas pela empresa.
Assim, o valor informado pelo centro autorizado reflete o diagnóstico técnico individualizado, não sendo um preço tabelado pela fábrica. O procedimento de aprovação prévia do orçamento antes da execução do serviço visa assegurar que o consumidor tenha ciência exata do valor, em estrita observância ao princípio da informação adequada e clara (art. 6, III, do CDC).
Em relação à durabilidade do equipamento, é importante ressaltar que os aparelhos auditivos são dispositivos eletrônicos de uso contínuo e sensível, cuja vida útil depende de fatores externos, como umidade, higienização e intervalos de manutenção preventiva etc. Por isso, a Starkey recomenda revisões técnicas periódicas prática essencial para preservar o desempenho e a longevidade do produto.
Permanecemos à disposição para intermediar, caso deseje, nova avaliação técnica em outro centro autorizado de sua preferência, a fim de proporcionar uma segunda análise e eventual readequação do orçamento.
Reiteramos nosso compromisso com a ética, a transparência e o respeito aos direitos do consumidor.
Atenciosamente,
Serviço de Atendimento ao Consumidor.
Réplica do consumidor
06/04/2026 às 18:48
O meu ponto é que a autorizada não realiza diagnóstico para ver qual o defeito, calcular o preço e então mandar para a fábrica. Simplesmente olha o aparelho já dá o valor, independente do defeito que tenha. Estou com o aparelho inoperante que durou apenas 3 anos, com custo de R$ 15 mil. Cumpre dizer que sempre cuidei muito bem, fazendo limpeza das olivas, trocando filtro e colocando no carregador quando não estava em uso.