Cobrança indevida de curso não reconhecido após anos da conclusão do MBA

Resolvido
São Caetano do Sul - SP
15/09/2025 às 12:05
ID: 226926225
Em maio deste ano recebi inúmeros contatos de uma empresa chamada J.A. Andrade localizada no Rio de Janeiro, as ligações eram inúmeras ao longo do dia, no dia 28 de Maio recebi uma mensagem da empresa, entrei em contato com a Strong Educacional que me disse o que eu já sabia, não tenho pendências financeiras com a Strong (com quem fiz todo o curso de MBA em Gestão de Comércio Exterior e Relações Internacionais), reforçando que nunca estive nas instalações da FGV em quaisquer lugar. Após receber a confirmação da Strong, liguei para a FGV no Rio de Janeiro que me disse que eu tinha valores em aberto com eles e que haviam sido repassados para a J.A. Andrade que estava fazendo o serviço de cobrança, cinco anos depois da minha formação! Meu diploma é datado de 27 de Agosto de 2019.
Com base nessas informações, entrei em contato com a J.A. Andrade e pedi para ter meu nome removido da lista de cobrança, o que parecia ter funcionado, quando na semana de 07 á 11 de Setembro retornam as ligações e mais um e-mail da J.A. é enviado.
Novamente entro em contato com a Strong em Santo André e para minha surpresa, o discurso mudou! Agora eles não tem relação alguma com o problema, a cobrança se trata de Cursos online que fiz com a FGV (?????) e que a a emissão do certificado não tem relação com débitos estarem quitados ou não!! Um escarnio!!
Entro em contato com a J.A. (tudo isso atrapalhando minha vida profissional e pessoal) e eles me informam que se trata de um Curso Livre (que diabos é isso!!) e são parcelas de Março, Abril e Maio de 2019, sendo que cada uma seria de BRL 563 e agora estão na casa de BRL 3.041,88!!! Com juros e multa.
Não me lembro de ter feito Curso Livre algum na FGV, tudo que fiz foi o MBA através da Strong Educacional, nunca recebi cobrança alguma disso, nem em 2019 e nem nos anos seguintes, agora a FGV vem com isso, cinco anos depois? E agora a Strong vem empurrar o problema pra mim?
Não pagarei esse valor, nem que fosse sem juros e sem multa, esse valor deve ser absorvido pela Strong, com quem tive contrato e nunca me acionou para ao menos discutir cinco anos atrás.
Fica aqui um alerta a todos que estejam pensando em estudar na instituição, de para quem estudou, fiquem atentos pois o nome de vocês pode estar nesse rolo da Strong com a FGV.
E fico muito triste, pois me orgulhava das duas entidades, agora pretendo não mais fazer nada ligado a ambas.
Compartilhe
Resposta da empresa
12/01/2026 às 13:34
Olá Alex, esperamos lhe encontrar bem.
A Strong Business School tem um compromisso contínuo com a excelência no atendimento e a transparência em todas as suas interações. Sobre a reclamação registrada, gostaríamos de formalizar publicamente que sua questão foi prontamente atendida via email no dia 19/09/2025.
Conforme mencionado naquele dia, a cobrança conforme mencionada vem da FGV Rio e se refere a uma disciplina de cumprimento online que realizou durante seu MBA. Dessa forma, nossa orientação foi que entrasse em contato com eles diretamente ou retornasse a empresa de cobrança J.A ANDRADE.
Estamos em um processo de atualização e padronização de nossos registros em todas as plataformas, e é com este objetivo que viemos agora assegurar que o histórico de seu atendimento esteja completo e visível também por aqui. Permanecemos à disposição para futuras necessidades.
Equipe de Relacionamento e Comunicação
Strong Business School - Conveniada FGV
Consideração final do consumidor
18/04/2026 às 12:16
Depois de muitos contatos e insistências finalmente a Strong assumiu o erro e me reembolsou (sem juros é claro) Foi um processo desgastante pois fiquei dias recebendo ligações incessantemente da empresa de cobrança.
O problema foi resolvido?

Resolvido
Voltaria a fazer negócio
Sim
Nota do atendimento
7
Consideração final da empresa
18/04/2026 às 12:52
Agradecemos pelo retorno e avaliação, Alex!
At.te,
Equipe de Relacionamento e Comunicação
Strong Business School - Conveniada FGV