Sistema solar SunnyHUB causou infiltrações crônicas no telhado por mais de 2 anos, recusa de reparo definitivo e descaso com notificação

Respondida
Cachoeirinha - RS
03/08/2026 às 16:29
ID: 255514359
Em 01/01/2024, a SunnyHUB instalou um sistema fotovoltaico no telhado da minha residência em Cachoeirinha/RS (Contrato n *****), após o telhado ser vistoriado e aprovado por duas análises técnicas prévias (Solar 21 e SunnyHUB).
No entanto, dezoito dias após a instalação, na primeira chuva, surgiram graves infiltrações que persistem há mais de dois anos e sete meses. Foram abertos 15 chamados formais de suporte (sendo 14 focados nas infiltrações), além de uma investigação preliminar em andamento no Procon de Cachoeirinha (CIP n *****).
A empresa jamais realizou um reparo definitivo, limitando-se a intervenções paliativas ineficientes e à circulação incorreta sobre as telhas em desacordo com as normas do fabricante Brasilit, o que apenas agravou os danos. Diante do descaso, tive que arcar do próprio bolso com o total de R$ 2.673,00 em materiais, telhas novas e serviços de acabamento necessários para mitigar os prejuízos, valores estes que não foram ressarcidos pela empresa, mesmo havendo orientação prévia do Procon nesse sentido.
Em 17/07/2026, as placas foram retiradas, mas permaneço com uma lona provisória na cobertura para tentar proteger a estrutura e amenizar as goteiras decorrentes das telhas saturadas.
Enviei uma notificação extrajudicial dando prazo para a solução definitiva e o custeio do reparo por empresa especializada, mas a SunnyHUB encerrou o chamado unilateralmente como "concluído" sem prestar atendimento, além de tentar impor um termo abusivo de isenção de responsabilidade e deixar de responder nos canais de atendimento.
Exijo que a empresa assuma sua responsabilidade contratual, providencie e arque com o conserto definitivo do telhado, efetue a restituição imediata dos R$ 2.673,00 gastos com materiais e serviços não ressarcidos, e confirme por escrito a suspensão das mensalidades enquanto o sistema estiver desinstalado.
Compartilhe
Resposta da empresa
10/08/2026 às 18:22
Prezado João,
A SunnyHub informa que tem conhecimento das questões relatadas e que as tratativas para apuração dos fatos e avaliação das providências cabíveis já estão sendo conduzidas por intermédio dos nossos canais oficiais.
As manifestações e solicitações apresentadas estão sendo devidamente analisadas pelas áreas responsáveis, inclusive à luz das informações e documentos já compartilhados.
A SunnyHub seguirá mantendo contato diretamente com o senhor pelos canais oficiais, por meio dos quais serão realizados os esclarecimentos e encaminhamentos pertinentes.
Permanecemos à disposição para dar continuidade às tratativas e buscar a adequada resolução das questões apresentadas.
Atenciosamente,
Equipe SunnyHub.