Furto de moto no estacionamento do supermercado Cobal de Carapicuíba e má conduta dos funcionários

Não resolvido
Jandira - SP
01/11/2025 às 16:15
ID: 230800487
No dia 30 de outubro de 2025, por volta das 17:00, deparei-me com minha moto furtada no estacionamento designado para motos do Supermercado Cobal de Carapicuíba. Assim que cheguei ao local após o [Editado pelo Reclame Aqui], encontrei um rapaz que presta serviços terceirizados para esta rede de supermercados, na mesma situação em que eu estava. Ou seja, a moto dele também teve as mesmas peças furtadas na ocasião.
Ao passo que o rapaz, de nome Fábio, solicitava seu serviço particular de guincho (pois nossas motocicletas deixaram de funcionar após o delito), eu me dirigi imediatamente à gerência da loja, a fim de lhes comunicar o ocorrido.
A gerente, chamada Leila, atendeu-me muito mal desde o princípio. Primeiro, ela insinuou que eu estava inventando a história e afirmou em minha frente que não conhecia nenhum Fábio, depois que mencionei a ela que ambos fomos vítimas do mesmo furto.
Assim que retornamos para o local preciso do [Editado pelo Reclame Aqui], ela cumprimentou o Fábio como a um colega de trabalho, com o qual já estava muito bem familiarizada. Demonstrando que o que ela havia afirmado sobre não conhecer nenhum Fábio, tratava-se de uma mentira.
O atendimento seguiu tenso, muitos funcionários se juntaram em torno de mim e da minha moto. Eu lhes mostrei o resultado do furto: os dois assentos de minha moto severamente danificados, e provavelmente com algumas peças faltantes em seu interior. Justamente aquelas que foram furtadas.
A esta altura, a outra vítima, o tal de Fábio, já havia conduzido sua moto para fora do estabelecimento por meio de guincho. Mas antes que ele fosse embora, anotei o número telefônico dele, e lhe enviei mensagens privadas no WhatsApp. Afinal, ele é a minha principal testemunha do ocorrido.
Por fim, como minha moto ainda é nova (eu a havia retirado zero km da concessionária no dia anterior), não tive tempo hábil de contratar nenhum serviço de seguro. Dessa forma, pedi-lhes que guardassem minha moto em um local mais protegido até que eu pudesse retirá-la na manhã do dia seguinte. Todavia, os funcionários se mostraram apáticos mais uma vez com a minha situação, e se recusaram a guardá-la. A tal da Leila, por exemplo, ficava ao telefone em contato constante com o que ela chamou de jurídico, afirmando com todas as letras que não era possível guardar a moto e eu devia removê-la de lá o quanto antes.
Mas, como eu poderia fazê-lo? Se os [Editado pelo Reclame Aqui] retiraram uma peça fundamental de minha moto, que estava nas dependências do estacionamento do mercado, impossibilitando que ela funcionasse novamente.
O fato é que milagrosamente eles liberaram uma espécie de sótão para que eu pudesse guardar minha moto lá até o dia seguinte.
E assim o foi, na manhã do dia seguinte, eu contratei um serviço de guincho, e após pagar a quantia de R$ 150,00 de meu próprio bolso, transportei minha moto de volta para a concessionária de origem, que fica no mesmo município.
Lá chegando, o mecânico da concessionária Yamaha Dicrab Carapicuíba, fez um orçamento de tudo o que haviam furtado e danificado na motocicleta. Além dos assentos quebrados, subtraíram o módulo da moto, uma peça avaliada em aproximadamente R$ 3.500,00. A mesma peça que fora furtada da moto CG Fan 125 do Fábio (funcionário terceirizado do mercado), que havia me enviado um vídeo por meio do WhatsApp com o mecânico consertando sua moto após o furto.
Ressalto que, minha moto é uma Yamaha YZF R15 ano 2025, que estava em minha posse há menos de 48 horas, até então.
Após essa terrível experiência, tanto com o furto em si, quanto com os funcionários hostis e mal preparados da Cobal, recomendo que NINGUÉM jamais estacione sua moto em uma loja da rede de Supermercados Cobal, para o seu próprio bem e segurança.
Do supermercado, a única coisa que exijo é que me façam o ressarcimento de todo o prejuízo causado pelo furto ocorrido nas dependências do estacionamento da rede. Isto é, o orçamento total do reparo ficou na casa dos R$ 6.000,00. Portanto, é esse valor que eu espero receber, e caso seja necessário, acionarei as vias legais se a Cobal não colaborar com isso.
Pois, de acordo com a súmula 130 do STJ: O Superior Tribunal de Justiça consolidou o entendimento de que a empresa é responsável por furtos em seu estacionamento, conforme a Súmula 130.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
11/12/2025 às 12:11
Esse mercado Cobal é um [Editado pelo Reclame Aqui].
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0