Gerente de supermercado cometeu preconceito e capacitismo contra cliente autista

Não respondida
Juiz de Fora - MG
09/05/2026 às 01:34
ID: 248152597
Aconteceu no dia ***** cerca de meio-dia e meio no supermercado Pais e filhos do *****.
Sou uma pessoa de idade autista nível dois de suporte e possui diversas comorbidades de caráter sério como problemas cardíacos e renais sem contar a fibromialgia e asma.
Para ir até o supermercado uma pessoa como eu preciso ir a pé morro acima.. carregando um carrinho de feira velho que pode furar a qualquer momento.
Não vamos nem falar da calamidade que aconteceu aqui em ***** *****, é só olhar no YouTube ou em qualquer outra rede social que vocês vão poder ver o que a cidade passou muitos de nós perdemos tudo, inclusive eu.
Fica também o trauma da incrível and inegável falta de solidariedade da população dessa cidade, especialmente por parte daqueles mais abastados.
Seja como for, normalmente quando eu podia fazer alguma compra de comida, subia alegremente o meu morro íngreme E extremamente cansativo, que machuca os meus rins e acelera um coração que não devia estar acelerado, desafia a minha capacidade mental de socializar por um longo tempo que é uma coisa que eu como pessoal autista não costuma fazer e me causa tremendo estresse, pelo menos eu era bem tratada dentro do supermercado pelos funcionários e na maior boa vontade e consideração, me ajudavam a descer um morro com o carrinho pesado.
Então qual não foi a minha surpresa quando o gerente dessa loja, nesse horário e dia específicos, não só escolheu não me ajudar a descer o morro com carrinho, ele ainda foi extremamente rude e preconceituoso.
Quando pedir a tal ajuda, os funcionários até tentaram me ajudar mas acabaram hoje, não entendo porque motivo, me dirigindo a ele, o gerente da loja. E ele me disse que não tinha funcionário disponível para me ajudar a descer as compras. Eu muito educadamente oferecia ele uma segunda opção: como eu não tinha dinheiro para pagar Uber, e nós sabemos que o Uber normalmente não gosta de buscar ninguém em supermercado, pedi a ele que estornasse as minhas compras que já estavam pagas, que eu voltaria mais tarde para buscar ou procuraria outro estabelecimento. Que não tinha problema nenhum, se ele não podia me ajudar é só estornar meu dinheiro para ele comprar em outro lugar.
Ele poderia ter ajudado de uma maneira de outra porque os funcionários estavam retornando do almoço já tinham bastante ali.
Ao invés disso o gerente escolheu ser preconceituoso, desagradável E extremamente capacitista.
A gente não pode julgar os outros antes de calçar o sapato deles para ver onde o calo aperta.
Então esse homem dizendo para mim que eu não QUERIA levar as minhas próprias coisas mesmo vendo meu crachá com meu CIPTEA e o meu cordão de autista com um monte de quebra-cabeça e escrito autista no cordão não foi o suficiente para que ele entendesse que estava lidando com uma pessoa portadora de necessidades especiais. Não o autismo não tem cara, mas o documento tem. O problema do coração e renal, a fibromialgia, nada disso tem cara, mas tudo consta naquele documento que eu ando com ele no pescoço porque eu não posso sair sem por conta de alguma emergência médica.
Sem contar que eu já frequentava o supermercado há tanto tempo que todo mundo ali me conhece.
Inclusive o tal do gerente me conhecia de outras vezes em que eu pedi.
Depois que ele cometeu essa grosseria, essa rudeza, agiu com o preconceito, me humilhando como se eu quisesse ter nascido com qualquer comunidade ou autista, como se isso tivesse sido uma escolha feita nessa vida em plena consciência, me soou extremamente preconceituoso e nojento.
Obviamente que eu não espero nenhum respaldo do supermercado e eu sei que o cara vai voltar para casa dele com o emprego garantido de qualquer maneira.
Mas como dia ***** eu tenho uma audiência vou aproveitar estar no centro da cidade para fazer uma ocorrência junto ao Procon.
Provas? Não, não tenho. Porque ninguém espera entrar no supermercado e pedir ajuda a pessoas conhecidas e levar uma dessa na cara.
Não aceito respostas genéricas no estilo copiar e colar, não aceito respostas de inteligência artificial e não aceito telefonemas também. Quer entrar com contato comigo se utilize do WhatsApp. Respondo quando eu posso, e não quando vocês querem.