Quase impossível fechar negócio de locação

Reclamação não respondida

Não respondida

Reclamar dessa empresa

Juiz de Fora - MG

23/12/2022 às 17:14

ID: 156126035

Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa

Ver todas Reclamações

Cheguei em Curitiba no dia 19/12/22, com uma visita agendada num imóvel da Imobiliária Sym, imóvel este o qual já havia me despertado o interesse pelo anúncio do site.
Ao tratar com o corretor do imóvel, expliquei que era militar do Exército Brasileiro e que havia sido recém transferido para a cidade de Curitiba e que bem como já havia feito em outros contratos de aluguel, tinha interesse em utilizar como método de garantia a Carta Fiança, provida pelo Exército, que é um documento com validade legal que garante quem aluga o imóvel receba os valores combinados, visto que uma vez o locatário inadimplente, passa-se a descontar do seu próprio soldo o valor devido. O corretor por sua vez disse que a Imobiliária não aceitava esse tipo de garantia.
Posto isso, fui pessoalmente ao escritório da Imobiliária, onde fui recebido pela funcionária Ivelise, do time de locação, a qual me explicou sobre as modalidades de garantia aceitas pela empresa: Seguro Fiança (onde se paga de 13 a 25% a mais sobre o valor do aluguel); Credpago (onde se paga 10% em cima do valor do pacote do aluguel); Título de Capitalização (onde se paga de 8 a 12 vezes o valor do aluguel, podendo retirar seu dinheiro apenas no final do contrato). Concluindo, todas as maneiras aceitas como forma de garantia pela imobiliária, aumentavam sobremaneira as despesas com aluguel, e ainda que provasse faturas de cartão de crédito, renda, certificados de nada consta, saldo bancário, ou afins, nada era suficiente para ao menos negociar menores juros ou menores cotas de Títulos de Capitalização.
Coagido por esse modus operandi da Sym Imoveis, e sabendo que Título de Capitalização é um péssimo investimento, visto que é um tipo de aplicação que só beneficia o banco e só traz prejuízos para o investidor, optei pelo mesmo, já que era a única forma de não pagar juros para provar que não seria um inquilino inadimplente.
Entreguei no mesmo instante a documentação solicitada e pedi que desse celeridade ao caso, visto que iria estar na cidade até o dia 22/12/22, e que a cada dia que se passava estava pagando por diárias de hotel e permanência de minha mudança num depósito.
Demoraram 24h para analisar documentos como: RG, CPF, contracheque, comprovante de residência, declaração de IR. Após isto, ainda foram informar ao proprietário sobre a locação, para daí sim ele assinar o contrato de administração e somente então gerariam o boleto para o pagamento do Título de Capitalização. O resultado desse modelo de segurança que a empresa adota, é uma burocracia sem precedentes, fazendo com que até a tarde do dia 21/12/******* eu não havia conseguido pagar sequer o Título de Capitalização.
Obs: por todos momentos que tratei com a funcionária Ivelise, a mesma me tratou cordialmente e de fato era perceptível que havia boa vontade na mesma em ajudar, mas que os entraves burocráticos superavam sua dedicação.
Realizado o pagamento, surgia o próximo desafio que era assinar digitalmente o contrato, através de uma plataforma que travava constantemente. Impressionante como mesmo pós pandemia a empresa não tenha evoluído nesse sistema. Depois de diversas tentativas, finalmente foi assinado.
Não acaba por aqui, ainda haveria uma vistoria ao apartamento por parte de determinada seguradora, e que o parecer da vistoria poderia demorar de 24h a 48h. Nesse momento foi onde esgotou toda minha paciência, mesmo porque se fosse esperar esse belo prazo para uma vistoria de apartamento de 2 quartos, eu perderia meu voo do dia 22/12/*******. Imediatamente falei com a Ivelise que se eu não estivesse com as chaves logo após a vistoria, eu iria entrar no apartamento junto com o vistoriador e não sairia mais. Somente após este ultimato, fui atendido em minha solicitação. Essa foi a minha experiência com a BUROCRÁTICA SYM IMOVEIS

Compartilhe