Lavanderia estragou meu boné, fez pagamento incompleto e exigiu nota fiscal de item usado

Não respondida
Curitiba - PR
04/03/2026 às 12:39
ID: 242296661
Levei um boné original da New Era (modelo 39Thirty Cinza) para lavar e o serviço falhou: o produto me foi entregue com a estrutura frontal (entretela) quebrada.
A empresa apresentou várias barreiras para resolver o problema. Primeiro, exigiram a nota fiscal de um produto com 4 anos de uso, o que a lei não obriga para casos de ressarcimento o que vale é o preço de mercado atual. Segundo, alegaram um 'aviso verbal' de que a peça poderia sofrer desgastes. Pelo Código de Defesa do Consumidor, avisos genéricos não dão o direito de estragar o produto; a informação sobre riscos deve ser clara, específica e, de preferência, por escrito.
Mesmo que aleguem o uso de câmeras, isso não substitui o meu direito à informação. Além disso, a empresa realizou um PIX parcial por conta própria, valor com o qual não concordei. Eles usaram como base o preço de um boné preto, que é mais barato no site oficial, ignorando que o modelo cinza que estragaram custa mais. O valor pago não chega nem à metade de um boné novo e não devolveram a taxa da lavagem.
Para piorar, tentaram exigir a entrega do boné estragado em troca de pagamento parcial, o que é uma prática abusiva. Registro esta reclamação para alertar outros consumidores: exijam a reparação pelo valor exato do modelo idêntico ao seu e não aceitem justificativas que ferem a LGPD (sobre gravações sem aviso) e o CDC. Minha experiência foi de total desrespeito ao direito do consumidor.