Unidade com reparos pendentes e sem previsão de entrega Torre 3 Art Planalto

Em réplica
Ribeirão Preto - SP
22/07/2025 às 20:20
ID: 222747603
Sou a segunda proprietária da unidade 10 da Torre 3 do empreendimento Art Planalto. A data prevista para a entrega do imóvel foi há quase três meses, e até o momento a unidade não foi oficialmente entregue devido a reparos estruturais e acabamentos pendentes.
Apesar disso, já estamos arcando com todos os custos da unidade, mesmo sem conseguir tomar posse do imóvel. Já realizamos contatos com a responsável indicada pela empresa para obter retorno sobre os prazos e a conclusão dos reparos, inclusive chegamos a entrar em contato diretamente com o dono da construtora, mas infelizmente não obtivemos respostas claras, nem ações efetivas por parte da empresa.
Trabalho no setor da construção civil e conheço os trâmites e direitos envolvidos em casos como este. É frustrante estar nesta situação mesmo com todos os pagamentos em dia e após diversas tentativas de resolução amigável.
Venho aqui solicitar uma resposta urgente e um posicionamento objetivo da empresa com relação à finalização dos reparos e à entrega oficial da unidade. A falta de transparência e de comunicação adequada está gerando não só prejuízos financeiros, mas também desgaste emocional.
Compartilhe
Resposta da empresa
31/07/2025 às 16:38
Prezados, em atenção à reclamação apresentada pelo(a) Sr(a). LETÍCIA GONÇALVES, referente à unidade 10 da Torre 3 do empreendimento Art Planalto, informamos o que segue:
A Construtora TAP reconhece que, durante a vistoria realizada em 23/04/*******, foram apontadas pendências técnicas na referida unidade. Tão logo tivemos ciência dos apontamentos, iniciamos a programação dos reparos necessários, conforme previsto no contrato e nos termos da garantia legal.
Esclarecemos que os serviços de reparo estão em andamento e possuem previsão de conclusão para o dia 28/07/*******. Informamos ainda que a unidade já se encontra tecnicamente habitável, considerando que as pendências identificadas não comprometem de forma substancial a sua utilização. Tais ajustes se enquadram como itens de acabamento ou pequenos vícios construtivos, os quais serão devidamente sanados dentro do prazo e da forma estabelecida pela legislação vigente (inclusive o Código de Defesa do Consumidor) e pelo contrato firmado entre as partes.
Reiteramos nosso compromisso com a qualidade do empreendimento e com o cumprimento das obrigações assumidas contratualmente. A construtora está à disposição do(a) reclamante para prestar esclarecimentos adicionais.
Atenciosamente,
ART PLANALTO
Réplica do consumidor
31/07/2025 às 17:11
Prezados,
Agradeço o retorno, mas preciso reforçar que essa resposta ignora completamente o impacto real que essa situação tem causado.
Vocês classificam os problemas como "pendências técnicas", "ajustes de acabamento" ou "pequenos vícios construtivos", mas para nós, isso não é apenas uma questão técnica é a frustração de um sonho que está se tornando um verdadeiro pesadelo.
A compra de um imóvel representa um grande marco na vida de qualquer pessoa. Sonhamos com esse momento e nos planejamos financeiramente para isso. No entanto, já se passaram mais de três meses desde a vistoria realizada em 23/04 e o prazo informado por vocês (28/07) também já foi ultrapassado há dois dias e a unidade segue sem solução, sem entrega, sem contato claro.
Mesmo arcando com todos os custos da unidade, seguimos impossibilitados de usufruí-la por conta dos reparos. A alegação de que a unidade está tecnicamente habitável simplesmente não reflete a realidade prática, pois a ausência da entrega oficial das chaves demonstra o contrário.
Esperamos, no mínimo, respeito com os prazos que a própria empresa estabelece, e um posicionamento transparente. Seguimos aguardando a entrega da unidade finalizada, conforme contratado.