Reclamação: Atraso na Instalação e Falta de Estorno Após Cancelamento de Kit de Suspensão a Ar

Em réplica
São Paulo - SP
17/06/2026 às 14:21
ID: 251657965
No dia 15 de maio de 2026, realizei a compra de um kit suspensão a ar iSystem Pro Max 10mm DV, no valor de R$ 3.500,00, pago via PIX de forma antecipada, após uma ligação por vídeo com o vendedor *****, da Tebão Suspensões Especiais.
Ficou combinado que:
o valor da instalação (R$ 1.500,00) seria pago apenas na retirada do veículo;
seria feita também uma revisão da suspensão, conforme solicitado;
o prazo de entrega informado pela empresa é de 7 dias corridos.
No dia 25 de maio, deixei meu carro na oficina para início do serviço.
Passados 12 dias, no dia 5 de junho, fui até a empresa buscar informações e, para minha surpresa, o carro não havia sido sequer mexido. Nenhum serviço foi iniciado, nenhuma peça instalada, nenhuma revisão feita e ninguém entrou em contato para avisar ou justificar o atraso.
Durante esse período, tentei contato diversas vezes por WhatsApp. Fui atendido por uma pessoa chamada *****, que:
não respondia objetivamente;
escrevia de forma confusa;
sequer sabia da existência do meu pedido ou da compra do kit.
Ao ir retirar o carro, descobri que ele nem estava na oficina, mas sim em uma garagem alugada, sendo necessário que um colaborador fosse buscá-lo, o que levou cerca de 15 minutos. Ainda fui informado de que eu seria o próximo da fila, ou seja, meu carro ficou parado por quase duas semanas sem qualquer previsão real de atendimento.
Diante de tudo isso, solicitei o cancelamento da compra no próprio dia 5 de junho, o que é direito assegurado ao consumidor nos termos dos arts. 30 e 35 do CDC, uma vez que a oferta não foi cumprida.
Um colaborador confirmou o cancelamento e informou que o estorno seria feito até o dia 12 de junho. Aceitei o prazo, porém, o reembolso não foi realizado.
No dia 15 de junho, entrei novamente em contato, sem retorno.
No dia 16 de junho, após insistência, recebi resposta do *****, apenas com uma mensagem genérica dizendo que estão trabalhando para resolver, sem qualquer prazo concreto ou explicação plausível.
Ressalto alguns pontos importantes:
o pagamento foi feito via PIX, não há parcelamento nem taxas de cartão;
nenhum produto foi entregue;
nenhum serviço foi prestado;
nenhuma nota fiscal foi emitida, apesar de eu ter solicitado;
não existe justificativa financeira, operacional ou logística para a retenção do valor.
A falta de organização, comunicação e transparência da empresa é absurda.
Além disso, a conduta da empresa viola os princípios da boa-fé objetiva e da confiança, que regem as relações de consumo, conforme art. 4, inciso III, do CDC.
Dei a oportunidade de resolver de forma privada, mas o descaso contínuo me levou a registrar esta reclamação pública.
Aguardo contato imediato e a devolução integral do valor pago (R$ 3.500,00).
Compartilhe
Resposta da empresa
17/06/2026 às 15:16
Prezado, Boa tarde
Lamentamos muito o ocorrido, conforme informado Solicitamos o estorno prazo de 15*20 dias uteis.
Sem mais para o momento, colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos julgados necessários
ATENCIOSAMENTE EQUIPE [Editado pelo Reclame Aqui]
Réplica do consumidor
17/06/2026 às 15:26
Informado onde?
Tomara que todas as pessoas que pensarem em suspensão a ar vejam o reclame aqui antes!!!