Tecna 10 meses de pós obra, e ainda falta bastante coisa para ser concluída

Não resolvido
Brasília - DF
17/05/2022 às 18:20
ID: 143583237
Essa reclamação possui mais de 3 anos e não está mais sendo contabilizada no índice da empresa
Ver todas ReclamaçõesDecidi redigir esse relato para que pessoas tenham consciência do que podem passar ao contratar essa empresa. No final de *******, fiz cotação para a construção de minha casa no Lago Sul de Brasília. O projeto consistia em uma residência unifamiliar térrea com pouco mais de ******* m2.
Fiz a cotação com diversas empresas reconhecidas de Brasília. Uma delas, entre as 5 com melhor reputação de Brasília, me fez uma proposta muito boa que consistia em um valor fixo para a parte inicial da obra e um valor variável para a fase de acabamentos, pois dependeria da qualidade dos materiais que escolheríamos para nossa casa. Outra empresa, também dentre as mais reconhecidas de Brasília, se propôs a fazer um valor fixo de administração para atoda a obra. A Tecna também havia feito uma proposta/estimativa, mas havia saído com valor superior ao da concorrente. No entanto, diretores da Tecna me pediram para falar com eles após obtermos todos os orçamentos para que eles avaliassem o que poderiam fazer. E assim fizemos.. informamos sobre a proposta que estávamos para fechar, e um diretor da Tecna nos afirmou que conseguiria executar a parte inicial da obra por um valor pouco abaixo do oferecido pela concorrente. Disse também que, nessa fase inicial, não havia como errar muito o valor, pois dada a quantidade de material, seria fácil calcular a despesa tanto com material quanto com funcionários, bem como com prestadores de serviço.
Enfim, como um dos diretores da Tecna era conhecido da família de minha esposa, fomos seduzidos pelas palavras desse diretor, que nos passou muita confiança.
Então, a obra começou no início de março de *******. Logo nos primeiros dias de obra, começou a pandemia, e esse mesmo diretor sugeriu concluir a preparação do terreno e aguardar o desenrolar da pandemia para iniciar a obra. Pois bem, o fizemos. Em 8 de abril o mesmo diretor sugeriu o início da obra, e concordamos.
Então a obra iniciou e, como estávamos confiantes nas palavras da Tecna, ficamos tranquilos com relação aos valores da primeira fase da obra. Nossas atividades eram, basicamente, selecionar entre os itens da lista de compras e, por vezes, ligava para os fornecedores para tentar reduzir um pouco o valor final da compra. Em algumas dessas ligações, os fornecedores me questionavam se eu realmente queria alguns dos itens da lista, pois eram bem mais caros que as alternativas de qualidade semelhante. Obviamente, por confiar na Tecna, eu mencionava que queria sim aqueles produtos. Também compramos laptop, impressora e diversos mantimentos para a equipe, mesmo com todos os familiares questionando o motivo disso, pois nunca haviam visto isso na vida. Nós, como sempre, defendíamos a Tecna, e falávamos que havíamos contratado uma empresa de excelência, e que obviamente teríamos alguns gastos extra, mas tudo em nome da qualidade, pois isso era o que esperávamos para nossa casa.
No entanto, logo nos primeiros dias de retorno da obra, o diretor disse que pretendia trocar o engenheiro supervisor da obra por outro de igual qualidade. Eu disse que me dava muito bem com o engenheiro anterior, e que não via necessidade de substituir, mas, pela confiança que tínhamos na empresa e nesse diretor, acabamos aceitando. Depois de alguns meses, acabamos descobrindo que esse supervisor havia saído da nossa obra para ir trabalhar na obra do diretor que havia sugerido a substituição.. mas tudo bem, afinal, confiávamos na Tecna, e estávamos certos de que alterações não comprometeriam a qualidade, andamento ou o custo da obra.
O tempo foi passando, e fomos tendo algumas surpresas com a obra. Esse supervisor, por exemplo, comprou um aparelho de ar condicionado para as instalações da equipe e nem perguntou ou enviou o orçamento para aprovação.. apenas mandou o comprovante de pagamento. Enfim, pagamos, ficamos chateados, mas enfim, quem não fica chateado com uma obra. Imaginávamos que situações como essa poderiam acontecer, mas.. tudo bem. Nosso sonho estava sendo construído.
Então a obra foi seguindo. No início, atrasavam um pouco os relatórios mensais, mas tudo bem. Afinal, se tudo estava andando conforme os planos, mesmo não seguindo o disposto no contrato, não necessitaríamos de um acompanhamento tão rigoroso.
Também no início da obra, tivemos um problema de locação ao imóvel que foi percebido pelos arquitetos (MAAI, uma empresa excelente com profissionais competentes que recomendo fortemente e que nos auxiliou nesse e em outros pontos encontrados ao longo da obra). O contratado entregou a locação do imóvel em um lote faltando mais de 1 metro de lote. Mas tudo bem, quem nunca teve problemas pequenos com obras..
Então, durante o 2 semestre de *******, os preços começaram a ser afetados pela pandemia. Em conversas com a equipe da obra, era informado de que estávamos gastando um pouco a mais que o planejado, mas pouca coisa. Pelas conversas, parecia que seriam uns R$ 50 mil a mais ou algo parecido para toda a 1 fase da obra (obra bruta), pois grande parte das aquisições havia sido feita antes do aumento dos preços.
No entanto, como os relatórios mensais da Tecna atrasavam cada vez mais, fomos perdendo o controle desse incremento na fase inicial. Mas estávamos confiantes que os valores eram pouco representativos, pois era isso que nos passavam. Os relatórios mensais iam atrasando, e iam deixando de ter o controle de gastos totais da obra. Eles passaram a apresentar, apenas, uma coletânea das notas no mês de referência. Assim, imaginávamos que estava tudo bem, pois acreditávamos que estávamos tendo despesas referentes à 2 fase da obra (acabamento).
Então, no início de *******, a ficha caiu que havia algo errado com os gastos. Os preços, com a pandemia, haviam subido, mas as despesas com a obra subiam em uma velocidade assustadoramente superior à escalada de preços da pandemia. Então solicitamos um levantamento dos gastos e uma estimativa de despesas até o final da obra. Nos passaram um valor de X (vou chamar de X o valor dessa estimativa), considerando todos os itens que nos informaram que faltava da obra. Passados quase 2 meses, solicitamos atualização da estimativa de gastos e, para nossa surpresa, mesmo com despesas de 40% de X (ou seja, 40% da estimativa de gastos até o final da obra) gastos nesse interstício, a nova estimativa era praticamente o mesmo valor (X). Passado mais 1 mês, com despesas de mais 50% de X (ou seja, tendo gasto 90% X em 3 meses), e excluindo 20% de X dos itens restantes (decidimos não fazer alguns detalhes por falta de recursos, como teto de madeira, pedras na fachada, etc), a nova estimativa acabou ficando em 60% de X. Em resumo, em 4 meses, de uma estimativa de X, gastamos 90% de X, excluímos 20% de X, e ainda faltava 60% de X. Então qual seria o motivo? Preços da pandemia? Não.. os valores que consideravam para os itens restantes eram similares em cada uma das estimativas. O que aconteceu é que haviam esquecido de diversos itens para elaborar a primeira estimativa de gastos. E isso ocorreu meses depois. Novamente descobrimos que ainda faltavam itens na lista de gastos a serem realizados. O dinheiro saia de nossos bolsos como água, e percebemos que a obra não tinha controle financeiro algum. Aliás, problemas com as instalações hidráulicas foram detectados em maio de ******* (com válvulas hidra instaladas incorretamente) e, quando questionados, tanto o supervisor da obra quanto o mestre falaram que aquilo era normal e não arrumaram. Alguns meses depois, recebi uma conta com valor de mais de R$ 5 mil. Após receber a fatura, mostrei pra Tecna e falei que havia problemas de vazamento e, o que aconteceu? Nada. Assim, recebi uma nova conta de água no valor de mais de R$ 5 mil. Demorou uns 3 meses para a Tecna tomar alguma atitude. Descobriram que haviam instalado partes da válvula incompatíveis.
Assim, notávamos que os problemas da obra não eram decorrentes da pandemia.. era uma questão de gestão financeira, de planejamento da obra, de gestão como um todo.. enfim, vende carro, pede emprestado, e segue a vida. Acabamos gastando 60% a mais na fase da obra bruta. Mas qual a explicação? Pandemia, claro. Mas então porque a mão de obra, que praticamente não teve inflação ao longo de nossa obra, teve um valor 80 % superior ao planejado? Nunca saberemos.
Enfim, os 14 meses do contrato para a construção da casa se passaram. Mas e a casa? Faltava muita coisa. Percebemos que, além de falta de gestão financeira, não havia controle de prazos. Nos mudamos para a casa para recebermos minha família no batizado de meu filho.
A casa era um canteiro de obras.. faltava muita coisa. Muitos problemas, identificados no meio da obra, ainda não haviam sido resolvidos. Uma tristeza.. mas enfim, estávamos na casa, e certamente todas as pendências se resolveriam rapidamente, pois a Tecna é uma empresa que se preocupa com os clientes.
Quase 10 meses se passaram, e convivo com gente visitando minha casa em dias e horários aleatórios, sem aviso ou planejamento. Já pedi um planejamento diversas vezes. Já me prometeram esse planejamento também diversas vezes. Eventualmente me enviam um planejamento com 10% das pendências. Sou considerado uma pessoa muito exigente pelo diretor da Tecna, pois aparentemente é um absurdo alguém se indignar com tudo que aconteceu. É bem provável que acabemos questionando um profissional isento para sabermos se estamos sendo exigentes.
Ah, outra coisa. A equipe da Tecna vai na obra desde o início do que estamos chamando de pós obra (quase 10 meses atrás), eu falo as pendências, e ninguém anota. Dai eu penso.. eles certamente anotam assim que chegam no escritório. E o que acontece? Cada vez que me mandam uma lista com as pendências (é uma raridade enviarem essa lista), falta 80% dos itens que conversei com eles. Daí escrevo tudo no grupo do whatsapp e o que acontece? A lista é atualizada com metade das coisas que escrevi, e a outra metade fica como uma pendencia para mim.. eu tenho que perceber que elas não estão na lista para solicitar novamente a inclusão dos itens na lista.
Outro fato curioso é que durante a obra contratei profissionais caros, muitos deles bons, especialistas no que fazem. No entanto, no pós obra, a Tecna leva profissionais que fazem um pouco de tudo. Admiro profissionais assim, mas a própria equipe da Tecna percebeu que diversos dos trabalhos que essa equipe executou ficou bem mal feito, e acabaram refazendo o serviço.
Enfim, esse é um relato aos desavisados. A Tecna é uma empresa boa? Talvez para outras pessoas. Como a minha obra foi uma das mais baratas que eles executaram (até o mês passado não sabia o valor total gasto, pois ainda não havia recebido o relatório da obra contendo esse valor), talvez minha família tenha tido o azar de não contar com a atenção desejada de uma empresa com a fama da Tecna. Aos que pretendem contratar a Tecna, desejo sorte e uma ótima experiência, pois a minha não foi e não tem sido. Só espero que esse pesadelo termine logo.
Compartilhe
Consideração final do consumidor
13/09/2022 às 12:16
Como sempre, a Tecna deixou a desejar.
O problema foi resolvido?

Não resolvido
Voltaria a fazer negócio
Não
Nota do atendimento
0