Cobrança indevida e má execução de serviço de manutenção de aquecedor

Reclamação em réplica

Em réplica

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

23/02/2026 às 09:42

ID: 241389077

Soolicitei uma avaliação do meu aquecedor e o técnico me informou que deveria ser feita uma manutenção. Me cobrou 410,00 por isso.

Dois dias depois, a mangueira do aquecedor começou a vazar, molhando toda a cozinha. Liguei para a TecVal, que mandou o mesmo técnico da manutenção com e disse que o vazamento estava vindo da parede.

Nessa ocasião, falei pela primeira vez com o sr. *****, que se apresentou como gerente. Ele disse que mandaria outra pessoa vir ver. O segundo técnico, Lucas, veio e disse que precisava trocar o cano.

Argumentei com o sr ***** que, durante a manutenção, o primeiro técnico não citou nenhum problema nos canos e que o vazamento começou logo após a manutenção. Ele disse que seria cobrada apenas as peças e não a mão de obra. No caso, a peça seria um único cano de água quente.

Marquei a troca para o dia 13/02. Para a minha surpresa, o técnico cobrou 300,00. Na nota fiscal, conta mão de obra + peças. Depois de muita discussão, paguei para não prejudicar o técnico.

Mas estou desde o dia 13/02 tentando falar com o sr ***** para me ressarcir. Mas, segundo a atendente Viviane, ele está de férias e não existe ninguém, fora ele, que possa resolver o meu problema.

Quero uma solução, um cano não custa 300,00. Fora os 410,00 que já paguei pela manutenção que acabou furando o cano do aquecedor. Serviço [Editado pelo Reclame Aqui] e impossível conseguir falar com alguém na empresa.

Compartilhe

Resposta da empresa

23/02/2026 às 12:10

Gostaríamos de esclarecer os fatos referentes ao atendimento prestado pela Tecval, prezando pela transparência que guia nossos serviços.

É importante distinguir que foram realizados dois atendimentos distintos:

Revisão Preventiva: No primeiro momento, foi solicitada e autorizada uma revisão de rotina no seu aquecedor, serviço pelo qual foi cobrado o valor de R$ 410,00. Este procedimento visa garantir o bom funcionamento do aparelho.

Reparo de Vazamento: Dias após a revisão, foi identificado um vazamento na tubulação do aquecedor.
Por se tratar de um problema de encanamento e não relacionado à mecânica do aquecedor revisado anteriormente, trata-se de um novo serviço.

O orçamento inicial para este reparo foi de R$ 380,00. Em atenção à sua solicitação, concedemos um desconto de cortesia, fechando o valor em R$ 300,00. Este valor e a execução do serviço foram expressamente autorizados por antes do início do trabalho.

Ressaltamos que o serviço foi executado com sucesso, eliminando o risco que o vazamento representava para sua residência. Como houve o deslocamento de técnico, uso de materiais e tempo de mão de obra para solucionar um problema real na sua rede, não é possível realizar a devolução do valor, uma vez que o serviço foi concluído conforme o combinado e autorizado.

Permanecemos à disposição para qualquer dúvida técnica adicional.

Atenciosamente,

Equipe Tecval

Réplica do consumidor

05/03/2026 às 09:55

Toda essa explicação é [Editado pelo Reclame Aqui].

A manutenção feita por R$ 410,00 em momento nenhum condenou a tubulação ou disse que a mesma precisava ser trocada. Que tipo de manutenção é essa, cara ainda por cima, que só vê algumas partes do aquecedor? No mínimo, é uma manutenção mal feita.

Dois dias depois da "manutenção", o cano começou a vazar água. É muita coincidência que, logo após o técnico mexer no aquecedor, justamente o cano que leva água para ele fure. Um cano de cobre. Furou como mágica logo após a "manutenção" da Tecval.

O técnico voltou aqui e disse que a água vinha da parede, não do ano. O que, se provou uma mentira, e uma tentativa desesperada do técnico se livrar da culpa do que tinha feito.

Eu conversei com o sr *****, que já se mostrou uma pessoa sem palavra e covarde, pois há 1 mês tento falar com ele para fazer valer o que combinamos e ele sempre manda a atendente ***** dizer que ele não está na empresa.

Em conversa com o ***** dia 08/02, ele disse que o reparo seria feito no cano e que cobraria APENAS o cano e não a mão de obra. Foi me passado um orçamento de R$ 300,00 e eu disse que era impossível um cano de água quente custar R$ 300,00. Mas nunca mais consegui falar com o ***** para resolver.

Na nota feita pelo técnico durante a visita de troca do cano, está listada a mão de obra. Que, obviamente, está dentro desses R$ 300,00.

Por isso, quero ressarcimento desse valor, uma vez que o sr ***** está há um mês fugindo de mim e sem atender as ligações.