Infiltração em telhado com telhas Perkus

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Curitiba - PR

17/06/2024 às 09:08

ID: 190950809

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Em janeiro/24 meu pai substituiu todo o telhado da sua casa por telhas esmaltadas Perkus. Ainda durante a instalação choveu e foi verificado que infiltrava água (umedecia por baixo, gotejava). A loja que vendeu as telhas viu o problema e, de pronto, substituiu as telhas que estavam sendo instaladas por outras de um lote diferente.

Depois de algumas semanas choveu e foi verificado que nesse novo lote também infiltrava. Nessa segunda verificação foi acionado o suporte do fabricante. Um responsável da Perkus foi verificar no local e descartou problemas na estrutura (caimento, distância, etc) que inclusive é nova, tendo sido feita nessa ocasião.

Recolheram algumas telhas para fazer um teste de estanqueidade. Detalhe: não tenho como ter certeza se fizeram o teste com as telhas que, de fato, foram retiradas da casa. Nos retornaram dizendo que pelo teste estava ok e que não era problema nas telhas.

Vejam as fotos abaixo e me digam onde está o problema então?

Quem sabe o culpado seja a natureza, com essa mania insistente em mandar água de vez em quando do céu. Ou quem sabe o culpado seja eu, por ingenuidade achar que um telhado deveria ser capaz de manter a água da chuva acima dele, não embaixo.

Fica o relato para quem está pensando em adquirir as "excelentes" telhas Perkus.

Compartilhe

Resposta da empresa

17/06/2024 às 09:48

Prezado Sr. Marckus,

Conforme todas as tratativas ao longo de vosso atendimento pelo RAT 3.*******, agora em maio/*******, comprovou-se através de Laudo de órgão acreditado pelo INMETRO, que não há defeito e/ou vício no produto.

As telhas são *******% impermeáveis e a absorção dágua está conforme exigências da Norma NBR ABNT 15.*******/*******.

A condensação é uma ocorrência decorrente do aspecto ambiental somado construtivo, conforme lhe foi esclarecido, demonstrando que há falta de arejamento e circulação de ar adequada (troca de calor necessária).

Atenciosamente,

Depto Assistência Técnica
*******

Réplica do consumidor

17/06/2024 às 09:54

Falta de arejamento? As fotos são da parte do telhado que cobre uma varanda e não há nenhum forro. Não imagino ambiente que circule mais ar que esse.

Réplica da empresa

17/06/2024 às 10:01

Sr. Marckus,

O fenômeno físico da condensação é amplamente explicado em diversas literaturas, de domínio público, com causas, efeitos e soluções.

Não se trata de defeito de produto, a telha não solta água - até porque a mesma em seu processo passa por queima a 1.200C; mas sim, reiterando, questões ambientais e construtivas.

Depto Assistência Técnica
*******

Consideração final do consumidor

17/06/2024 às 10:11

O fabricante insiste em dizer que não há problemas nas telhas, mas as fotos demonstram o contrário.

O fabricante insiste em dizer que o problema é construtivo ou ambiental. Construtivo não é pois o próprio representante da empresa foi lá verificar e confirmou que a estrutura está de acordo com o exigido (eles convenientemente esquecem desse detalhe). Vai ver é o ambiental mesmo que está errado, não devemos usá-las aqui, em clima subtropical, onde chove.

Encerrarei aqui minha reclamação pois o pós-venda e respeito ao cliente, pelo visto, não existem.

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0

Consideração final da empresa

17/06/2024 às 10:23

Sr. Marckus,

Não se trata de insistência ou de uma mera opinião, é um fato, comprovado por Laudo de órgão acreditado pelo INMETRO. Caso o Sr. entenda ser necessário, pode, por vossos próprios meios realizar Ensaios de contra-prova, e se o resultado der divergente, estaremos sempre abertos a considerar.

A questão é o que o Sr. acha que a telha possui problema, ignora os fatos, e insiste em querer colocar a culpa no fabricante. Lamentamos, pois todo o atendimento foi prestado com respeito, responsabilidade e transparência, através vistoria in loco, coleta de peças e Laudo - tudo sem qualquer ônus - de forma a comprovar que não há defeito e/ou vício no produto.

São 50 anos de atuação no mercado nacional e exportações para mais de 30 países - inclusive com certificações internacionais, mais de ******* milhões de telhas vendidas no mundo, fatos que refletem a qualidade da marca e do produto.

Depto Assistência Técnica
*******