Entrega não realizada e falta de respeito com o consumidor

Reclamação respondida

Respondida

Reclamar dessa empresa

Rio de Janeiro - RJ

24/07/2025 às 10:43

ID: 222882453

Gostaria de registrar minha profunda insatisfação com a transportadora Tempo Justo, responsável pela entrega de um pedido realizado pela Amazon, com previsão para o dia 5 de agosto.

Hoje, às 9h24min, fui contatado por uma funcionária da empresa, identificada como Yara, informando que minha encomenda havia chegado ao endereço correto e que eu teria apenas 10 minutos para comparecer ao local e realizar o recebimento.

Compareci às 9h32min, ou seja, dentro dos 10 minutos informados, e, para minha surpresa, fui informado pela portaria e pela própria Yara de que o entregador já havia se retirado. Mais grave ainda, segundo relato, o motorista afirmou que não iria esperar e que só retornaria depois de um mês.

Essa conduta é inaceitável e revela total despreparo, falta de razoabilidade e descaso com o consumidor. Compareci no tempo indicado e ainda assim fui impedido de receber meu produto por uma postura autoritária e abusiva por parte da transportadora.

Nos termos do Código de Defesa do Consumidor (Lei n 8.078/1990):

Art. 6, inciso IV São direitos básicos do consumidor: a proteção contra práticas abusivas no fornecimento de produtos e serviços.

Art. 39, inciso V É vedado ao fornecedor exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva.

Art. 14 O fornecedor de serviços responde, independentemente de culpa, pela reparação dos danos causados ao consumidor por falhas na prestação de serviço.

O que ocorreu foi uma falha grave da transportadora Tempo Justo, que demonstrou não apenas má vontade, mas abuso na relação de consumo, ao estipular um prazo mínimo de tolerância para a retirada e ainda se negar a esperar mesmo com o consumidor presente dentro do tempo limite informado.

Solicito que a empresa assuma sua responsabilidade e providencie a reentrega imediata da encomenda, além de rever urgentemente seus protocolos de atendimento e postura dos entregadores, que colocam o consumidor em situação de total vulnerabilidade.

Compartilhe

Resposta da empresa

31/07/2025 às 13:12

Sr. Olavo, boa tarde!

Primeiramente, lamentamos sinceramente o ocorrido com nosso prestador de serviço. Informamos que o mesmo foi devidamente advertido e penalizado com a suspensão de suas atividades, uma vez que esse tipo de conduta não condiz com os princípios da nossa empresa.

Prezamos pela educação, ética, compromisso e excelência no atendimento e na entrega dos serviços aos nossos clientes. Diante dessa situação atí[Editado pelo Reclame Aqui], já estamos programando treinamentos adicionais com nossos colaboradores e prestadores para reforçar nossos padrões de qualidade e garantir a plena satisfação dos nossos clientes.

Com relação à sua entrega, informamos que ela já foi realizada pelo prestador Felipe. Esperamos, com isso, ter solucionado a insatisfação causada anteriormente.

Seguimos à disposição para qualquer outra necessidade.

Atenciosamente,

Atendimento ao Cliente
Tempo Justo