Prestação de serviço atrasada, falta de comunicação e recusa em devolver valor pago

Não respondida
Ribeirão Preto - SP
01/07/2025 às 17:43
ID: 221024457
No dia 06/05/2025, contratei os serviços da designer ***** para a criação da identidade visual completa da minha empresa, pelo valor de R$ 899,90, pago à vista via PIX com desconto, totalizando R$ 800,00. O serviço incluía criação de logotipo, papelaria e principalmente a arte para a plotagem do meu veículo, que era a parte mais importante do projeto.
No começo, o atendimento foi rápido, educado e prestativo. Porém, assim que comecei a cobrar prazos e perguntar sobre as etapas seguintes, o tom mudou completamente. As respostas passaram a ser curtas, secas e muitas vezes ríspidas, além de ocorrerem sempre com atraso geralmente só no dia seguinte.
Segue o histórico do projeto:
06/05/2025: Pagamento realizado e contrato enviado no mesmo dia. Também enviei questionário preenchido e referências visuais solicitadas.
29/05/2025: Questionei sobre a data para me apresentar o projeto (já se passavam mais de 15 dias). Ela respondeu que entregaria no dia seguinte (30/05), mas não me enviou nada.
02/06/2025: Reenviei mensagem cobrando novidades. Ela então pediu novamente o link da minha pasta do Pinterest (alegou não conseguir acessar) e só no final do dia me enviou a primeira proposta. Pareceu algo feito às pressas apenas porque cobrei.
02/06/2025: Sugeri alterações na proposta recebida.
05/06 a 11/06/2025: Continuei cobrando prazos, explicando que os prazos previstos no contrato não batiam com as entregas que ela estava me fazendo.
16/06/2025: Finalmente recebi a proposta alterada.
17/06/2025: Ela disse que começaria a nova etapa do projeto e me pediu mais informações. Enviei o que foi solicitado.
24/06/2025 (manhã): Perguntei sobre o restante do projeto e não obtive resposta.
24/06/2025 (noite): Diante da falta de resposta e dos atrasos acumulados, pedi o cancelamento do projeto e a devolução integral do dinheiro.
Ela se recusou a devolver o valor integral, afirmando que já havia trabalhado no projeto e que ninguém trabalha de graça, mas até agora só recebi o logotipo. Nenhum item de papelaria foi entregue, e principalmente a arte para a plotagem do carro nunca foi sequer discutida comigo. Ela nunca me pediu imagem do veículo, medidas ou qualquer detalhe técnico essencial.
A resposta dela foi extremamente desrespeitosa, incluindo frases ameaçadoras como:
Se deseja mesmo assim fazer o cancelamento, iremos ressarcir SOMENTE o equivalente ao que ainda não foi entregue. E nada de forma imediata, já que todo cancelamento também tem prazos. Vai esperar mais pelo ressarcimento do que esperaria pela arte que seria depois de amanhã. Mas se assim prefere, sem problemas.
No dia seguinte, 25/06/2025, perguntei quanto em valor representaria o trabalho já feito, para descontar do total pago, e ela me disse que iria verificar com a advogada dela. Desde então, nunca mais me respondeu. Estou completamente no escuro há quase dois meses, sem nada concreto além de um logotipo e uma apresentação simples, e sem qualquer satisfação real sobre o andamento do projeto.
A primeira proposta já veio atrasada e a profissional nunca se antecipou para dar explicações, só falou em problemas pessoais depois que pedi a devolução do dinheiro, dizendo:
Tive alguns imprevistos e acabei ficando sozinha no trabalho, acumulou algumas coisas e infelizmente estou dando conta, porque sou a responsável.
Inclusive, verifiquei que essa mesma justificativa já foi dada por ela para outras pessoas que reclamaram dela no Reclame Aqui.
Diante de tudo isso:
Vou abrir reclamação no Procon.
Pretendo também abrir ação no Juizado Especial Cível (Pequenas Causas), pedindo devolução integral dos R$ 800,00 pagos e indenização por danos morais, pelos transtornos e prejuízos causados ao cronograma da minha empresa.
Espero resolver o caso de forma amigável, mas não aceitarei ficar no prejuízo, pois paguei por um projeto completo e até hoje não recebi nem metade do serviço, além de ter sido tratada de forma ríspida e desrespeitosa.