Cobrança indevida de curso online não finalizado

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Reclamar dessa empresa

Goiânia - GO

28/07/2025 às 13:49

ID: 223160157

Essa reclamação foi publicada há mais de 1 ano

Ver todas Reclamações

Comprei um curso online e paguei apenas a primeira parcela. Por motivos pessoais e financeiros, não consegui continuar o pagamento e, consequentemente, meu acesso foi bloqueado.

Agora estou sendo cobrada pelo valor integral do curso, mesmo sem ter utilizado a maior parte do conteúdo. A empresa ainda ameaça negativar meu nome no SPC/Serasa.

Acredito que essa cobrança é injusta, pois não usufruí do serviço completo e não houve clareza nas condições de cancelamento.

Peço uma negociação justa, proporcional ao uso, ou o cancelamento da dívida, já que não concluí nem tive acesso ao curso na totalidade.

Aguardo uma solução amigável, sem a necessidade de negativação ou medidas judiciais.

Compartilhe

Resposta da empresa

28/07/2025 às 14:54

Olá Paula,

Seu acesso ao curso foi concedido normalmente após a contratação, conforme registrado em nosso sistema. Inclusive, há progresso registrado de 4%, o que confirma a utilização do conteúdo. O bloqueio ocorreu em 20/03/*******, após o não pagamento da 2 parcela. Mesmo com o vencimento, o acesso permaneceu disponível por cerca de dois meses.

O curso foi adquirido por meio de financiamento com uma instituição parceira, e conforme estabelecido em contrato, o pagamento das parcelas é condição para a manutenção do acesso.

Importante destacar que o curso possui um valor integral não se trata de uma mensalidade com cancelamento livre. Ao realizar a contratação, você teve acesso ao conteúdo completo desde o início, assumindo a responsabilidade pelo valor total, independentemente da utilização parcial.

As regras de inadimplência, bloqueio de acesso e eventual negativação foram previstas e aceitas no momento da contratação.

A cobrança, portanto, é justa e devida, pois decorre do compromisso firmado no ato da aquisição.

Importante esclarecer que a negativação não é feita pela nossa empresa, mas sim pela instituição financeira responsável pelo financiamento, conforme as normas legais aplicáveis a esse tipo de operação.

Caso tenha interesse, solicitamos que entre em contato diretamente com a empresa para uma renegociação.

Réplica do consumidor

29/07/2025 às 17:47

4% vcs deveriam ter vergonha de cobrar o curso todo , só vi o vídeo de apresentação, por que não cancelam , já que paguei por uma coisa q não usufrui

Réplica da empresa

30/07/2025 às 09:38

Olá, Paula.


Entendemos sua insatisfação, mas é importante esclarecer alguns pontos.
De acordo com o Código de Defesa do Consumidor, o prazo para desistência de compras realizadas fora do estabelecimento físico (como cursos online) é de até 7 dias após a contratação. Como esse prazo já foi superado, o contrato permanece válido. Você poderia ter desistido nesse período.

Seu acesso ao curso foi liberado integralmente logo após a contratação, vocês teve acesso ao curso completo.


A menção ao progresso de 4% é apenas um indicativo técnico de acesso ao conteúdo. No entanto, independentemente do percentual acessado, o contrato firmado estabelece que a responsabilidade pelo pagamento do valor total é assumida no momento da contratação, e não está vinculada ao uso efetivo da plataforma.

O curso adquirido tem valor total fechado, não sendo uma assinatura mensal com possibilidade de cancelamento proporcional. A contratação foi feita por meio de financiamento com uma instituição parceira, e o compromisso de pagamento foi assumido no momento da compra, independentemente do uso parcial da plataforma.


A negativação e cobrança são conduzidas pela instituição financeira conforme contrato firmado.
Permanecemos à disposição para esclarecimentos e orientamos que, caso deseje, entre em contato com a financeira para uma possívelrenegociação

Consideração final do consumidor

06/08/2025 às 23:15

Propaganda enganosa o curso não compensa

O problema foi resolvido?

Reclamação não resolvida

Não resolvido

Voltaria a fazer negócio

Não

Nota do atendimento

0