Cobrança indevida e exames desnecessários em consulta veterinária

Não respondida
São Paulo - SP
27/02/2026 às 14:57
ID: 241874213
Agendei uma consulta veterinária para meus gatos com essa clínica, sendo que o valor informado no agendamento seria entre R$ 2.000 e R$ 2.500, incluindo a consulta e os exames. Concordei com a cobrança antecipada de R$ 350 por gato. Primeiramente, levei apenas minha gata, e, sem uma anamnese ou avaliação prévia, já realizaram a coleta de diversos exames. Além dos exames de rotina que eu tinha pedido, foram incluídos testes de FIV e FELV, sem meu consentimento, mesmo ela já tendo feito esses exames anteriormente. Ela tem oito anos, nunca sai de casa, e o resultado anterior já era normal. A anamnese foi superficial, e pediram uma série de exames extras, como raio-x e ultrassom, mesmo a ultrassonografia anterior, de 2025 estando normal. O valor final ficou em R$ 4.000, quase o dobro do previsto. Ao questionar a clínica sobre quais exames eram rotineiros e quais extras, não obtive resposta clara. Além disso, cobraram um exame de urina que não foi realizado. Quando questionei, justificaram com um problema renal que minha gata nunca teve. Ao tentar resolver, a clínica não foi transparente, e, mesmo eu pedindo reembolso pelo exame de urina e pela consulta do meu outro gato, alegaram que o valor não era reembolsável. Além disso, a clínica exige, ao final do atendimento, a assinatura de vários termos, mas a explicação sobre os procedimentos não é dada antes, servindo apenas para resguardar o estabelecimento.
Por isso, não recomendo a clínica, senti falta de ética, transparência e respeito no atendimento. Também por falta de empatia com o animal que sofre com coletas e exames desnecessários.